Benefícios

Novidades e critérios para receber os valores pelo programa Bolsa Família

Programa do Bolsa Familia
rafapress/Shutterstock.com

O Bolsa Família, iniciativa emblemática de transferência de renda no Brasil, recebe um novo impulso do Governo Federal, visando expandir sua cobertura e eficácia na luta contra a pobreza. Com ajustes significativos no programa, o objetivo é assegurar que mais famílias em situação de vulnerabilidade possam acessar os benefícios e, consequentemente, melhorar suas condições de vida.

Dentre as atualizações mais relevantes, destaca-se a estrutura de pagamento diferenciada baseada no tamanho e na composição familiar. Agora, famílias maiores, com três ou mais integrantes, receberão valores superiores em comparação às de menor número de membros. Esta mudança visa a adequar o apoio financeiro às necessidades específicas de cada núcleo familiar, garantindo um suporte mais justo e eficiente.

Além do suporte financeiro, o Bolsa Família reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social ao integrar diversas políticas públicas. O programa não apenas proporciona uma renda básica, mas também promove o acesso a serviços essenciais em saúde, educação e assistência social, reforçando os direitos básicos e promovendo a dignidade e a cidadania das famílias beneficiadas.

Para ser elegível ao Bolsa Família, as famílias devem apresentar uma renda per capita máxima de R$ 218 mensais. A verificação dessa condição é realizada por meio do Cadastro Único, sistema que reúne informações detalhadas sobre as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no país. O cadastro ou a atualização dos dados pode ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) municipais, sendo necessário apresentar CPF ou título de eleitor.

A inclusão de novas famílias no programa é um processo contínuo e automatizado, realizado mensalmente pela plataforma, garantindo a transparência e a equidade na seleção dos beneficiários.

Com essas inovações, o Bolsa Família se fortalece como um pilar fundamental na estratégia nacional de combate à pobreza, aspirando a transformações sociais duradouras e ao resgate da dignidade de milhões de brasileiros.

ONDE POSSO ME CADASTRAR?

Para se inscrever, o cidadão deve procurar um posto de atendimento do Cadastro Único e do Bolsa Família de sua cidade. Estar cadastrado é pré-requisito mas não garante o ingresso imediato da família no programa.

COMO FAÇO PARA SABER SE FUI SELECIONADO PARA RECEBER O BOLSA FAMÍLIA?

Será enviada uma carta para sua residência comunicando que sua família foi selecionada. Caso não tenha recebido, procure o setor responsável pelo Bolsa Família no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social ou Prefeitura de sua cidade. É possível também consultar a situação do benefício através do aplicativo Bolsa Família ou Central de Atendimento pelo número 111.

COMO FAÇO PARA CADASTRAR OU RECADASTRAR A SENHA DO CARTÃO BOLSA FAMÍLIA?

Ligue para o Atendimento Caixa ao Cidadão 0800 726 02 07, digite 5 (Cartão Social e Senha do Cartão Social) e em seguida digite 2 (Desbloqueio do cartão social, cadastramento ou recadastramento de senha). Tenha em mãos o seu NIS, carteira de identidade e CPF para digitar os números solicitados. Após realizar os procedimentos no 0800 – Atendimento Caixa Cidadão, compareça em qualquer Lotérica levando um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.

EU JÁ TENHO O CARTÃO E CADASTREI A SENHA. ONDE POSSO EFETUAR O SAQUE?

Nos caixas eletrônicos da Caixa, correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas.

ESTOU SEM O CARTÃO, COMO FAÇO PARA SACAR O BENEFÍCIO?

Caso seu benefício tenha sido creditado em conta Poupança Social Digital, o saque pode ser realizado com token gerado através do aplicativo CAIXA Tem. Caso contrário, compareça em qualquer agência da CAIXA levando seu documento de identificação oficial e informe que você deseja fazer o saque do Bolsa Família, mas que não está com o seu cartão.

To Top