Brasil

8 capitais brasileiras devem registrar temperaturas mínimas históricas nesta semana

Frio
Marian Weyo/shutterstock.com/

Com a chegada do primeiro frio mais intenso do ano, ao menos oito capitais brasileiras estão prestes a registrar as menores temperaturas de 2024. Segundo a Climatempo, essa onda de frio começará a ser sentida a partir desta quarta-feira (17) no Sul do país e se estenderá pelo Sudeste e Centro-Oeste ao longo da semana.

As capitais que provavelmente terão a menor temperatura do ano são: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Campo Grande. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mínimas de 10°C em Curitiba, por exemplo, enquanto em Porto Alegre a queda pode ser de mais de 10 graus em relação aos dias anteriores.

Há previsão de geada na região Sul, principalmente nas áreas mais elevadas da serra do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná, entre quinta (18) e sexta-feira (19).

Essa frente fria se formou na terça-feira (16) entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina e já provocou chuvas intensas na região Sul. A previsão é de que avance em direção ao Sudeste até a madrugada de quarta-feira. Embora contribua para as baixas temperaturas, o ciclone associado a essa frente fria não deve chegar ao Brasil, permanecendo próximo à costa da Argentina.

No Sudeste e no Centro-Oeste, os efeitos da massa de ar frio serão sentidos gradualmente, com queda na temperatura ao longo da semana. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal também devem sentir os efeitos do frio nos próximos dias.

Aqui está quando o frio começa e termina em cada região:

  • Sul: Frio intenso entre quarta-feira (17) e sábado (20).
  • Sudeste: Queda de temperatura entre quinta-feira (18) e sábado (20).
  • Centro-Oeste: Massa de ar frio atuando entre quarta-feira (17) e sábado (20), com quedas leves a moderadas nas temperaturas.
To Top