Últimas Notícias

Cúpula da CPI da Manipulação de Jogos planeja convidar para depor jogadores do São Paulo

A cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas do Senado planeja convidar para depor jogadores do São Paulo que atuaram no campeonato Brasileiro do ano passado. A informação foi dada ao EXTRA pelo presidente da comissão, senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que também afirmou que pretende pedir a quebra do sigilo de árbitros, jogadores, dirigentes de clubes e empresários de bets contra quem haja indícios de manipulação de resultados.

— Eu posso garantir que essa CPI não acabará em pizza — disse o senador. A ideia do convite aos jogadores do São Paulo ocorre após a comissão receber um relatório de 188 páginas, com vídeos e áudios, do dono da SAF do Botafogo, John Textor. Ele falou aos parlamentares em uma reunião secreta na última segunda-feira na qual apontou nomes de quem supostamente estaria por trás do esquema de corrupção no futebol brasileiro.

Durante a audiência aberta, o empresário norte-americano citou as conclusões da empresa Good Game!, que analisa o comportamento dos atletas em campo por meio de inteligência artificial, para basear as suas suspeitas contra o São Paulo. No torneio de 2023, o tricolor paulista foi goleado por 5 a 0 pelo Palmeiras, que acabou vencendo o campeonato.

— Eu não estou dizendo que esses jogadores manipularam o jogo, mas eu vejo que sim, posso afirmar que esse jogo foi manipulado pelo comportamento, pelo envolvimento [desses jogadores]. Mas agora essa análise mais subjetiva não cabe a mim. O que a tecnologia nos permite dizer é que a probabilidade matemática de um jogador ter oito desvios de padrão em todos os jogos, em todas jogadas de gol, com risco de gol, é muito reduzida — disse Textor.

A etapa de chamamento dos jogadores deve ocorrer depois de a CPI ouvir três árbitros. Kajuru protocolou dois requerimentos para convidar os árbitros Fifa Raphael Claus e Daiane Muniz a prestarem explicações à comissão – eles atuam na série A do Brasileiro. E o senador Carlos Portinho (PL-RJ) pediu o chamamento do ex-árbitro Glauber do Amaral Cunha, que apitou partidas do Campeonato Carioca das séries C e D. Os pedidos devem ser aprovados na sessão desta quarta-feira da CPI.

A comissão já aprovou os depoimentos dos presidentes do Palmeiras, Leila Pereira, e São Paulo, Julio Casares. A data das oitivas, no entanto, ainda não foi agendada.

Após a reunião secreta com Textor, os senadores disseram que ficaram “aturdidos” com a informação de que houve “edição das imagens do VAR” durante algumas partidas do Brasileirão. Pelo menos três jogos estariam sob o foco de apurações do colegiado, entre elas Flamengo e Botafogo; Vasco e Fluminense; e Palmeiras e Corinthians.

Os parlamentares consideraram que as informações entregues por Textor são “indícios suficientes” para aprofundar investigações, mas ainda não configuram provas de que o campeonato teve jogos manipulados.

As queixas de Textor contra a arbitragem e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se intensificaram quando o Palmeiras ganhou de virada do Botafogo, por 4 a 3, em novembro de 2023. A vitória foi decisiva para o alviverde conquistar o título em cima do Botafogo, que passou 31 rodadas na liderança.

To Top