Últimas Notícias

Show da Madonna: Sábado será de sol e calor; veja os cuidados necessários para aproveitar bem o dia

Atenção com a hidratação

Ter atenção aos sinais do corpo. A boca seca e a sensação de sede são características que apontam que o organismo já alerta para a baixa hidratação.

Consumir um copo de água em intervalos regulares, como a cada 40 minutos a 1 hora, mantém a hidratação ao longo de todo o dia.

O consumo regular de água é o mais indicado. Sucos naturais de frutas e água de coco também são opções.

É preciso evitar bebidas e alimentos que ajudem a desidratar mais rápido, como bebidas alcoólicas e produtos industrializados, como biscoitos e salgadinhos.

Evitar o excesso de bebida alcoólica também é importante. É preciso moderar. Uma das opções é intercalar as doses de bebida alcoólica com uma garrafa de água.

O ideal é deixar a bebida alcoólica para a hora do show, evitando o consumo ao longo do dia.

Sempre tenha uma garrafinha à mão, o que evita não ter uma hidratação a curto prazo, em especial em ambientes de difícil acesso.

Opções de alimentos ricas em água são alternativas leves e de reforço, como frutas mais aquosas, entre elas, melancia, melão e laranja.

É importante não pular refeições e escolher pratos mais leves. Sanduíches naturais, desde que armazenados em locais frescos, são bons lanches.

Ter especial atenção com crianças e idosos que tendem a ingerir menos água. Oferecer água constantemente, em intervalos regulares, ajuda a evitar a desidratação.

A ingestão de água recomendada é de 35 ml por quilo. Por exemplo, uma pessoa de 70kg, deve consumir 2,45 litros por dia. O cálculo pode ser usado como base.

Cuidados com a pele

O protetor solar é o principal aliado contra a radiação ultravioleta (UV).

Não adianta ficar o dia todo exposto ao sol sem reaplicar o protetor solar. O intervalo indicado é entre 2 e 3 horas, podendo ser menor em caso de banhos de mar e piscina e com suor excessivo.

Peles com mais pigmentação, como as negras, também devem ser protegidas com filtro solar, tanto o rosto como o corpo.

Chapéus, óculos escuros e roupas de tecidos leves e com proteção UV ajudam a reforçar o cuidado.

É recomendado evitar a exposição direta no horário com maior incidência de raios UVs, das 10h às 16h.

Na praia, o guarda-sol é um aliado nos períodos de sol forte.

Fonte: nutricionista Maria Clara Pinheiro e dermatologista Clarissa da Hora, do Grupo Primum de Educação Médica.

Pontos de hidratação

A Cedae montou quatro pontos de hidratação na orla. A previsão é que sejam usados 50 mil litros de água para hidratar os fãs que chegarem para o show e também aqueles que começarem a se concentrar no local antes do evento.

Próximo ao palco principal, na altura da Rua Rodolfo Dantas;

Na entrada da área VIP;

No segundo palco, na Avenida Prado Júnior;

E entre os postos 3 e 4, na altura das ruas Siqueira Campos e Santa Clara

Mergulhos noturnos

O público deve evitar entrar no mar ao anoitecer. O Corpo de Bombeiros ressalta que à noite a visualização diminui, tanto de possíveis afogamentos quanto de onde há mais riscos, como valas e correntes marítimas. Além disso, a superlotação da praia pode dificultar os eventuais socorros. Três equipes médicas de resposta rápida, com motos-aquáticas, estarão a postos para intervenção em caso de acidentes no mar.

800 agentes estarão a postos com apoio de embarcações, quadriciclos, ambulâncias, motos de resgate para deslocamento rápido em meio ao público, viaturas de salvamento e caminhões-tanque, dispostos nos principais pontos de acesso ao evento;

Um Posto Médico Militar Avançado será montado nas imediações do posto 6, onde duas aeronaves da corporação ficarão baseadas para atendimento a ocorrências mais graves, uma delas com suporte de vida.

To Top