Mundo

Equipe busca helicóptero com presidente do Irã; chuva e vento dificultam

Presidente do Ira
Foto Reprodução

O helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofreu um acidente aéreo neste domingo, durante uma viagem oficial de retorno do Azerbaijão. A TV estatal iraniana informou que más condições climáticas foram a causa do incidente.

Contradições nas Informações

Inicialmente, a TV estatal afirmou que o helicóptero havia sido encontrado pelas equipes de resgate. No entanto, a agência de notícias IRNA e o Crescente Vermelho desmentiram essa informação, indicando que a aeronave ainda não foi localizada. Segundo a IRNA, o helicóptero caiu entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província do Azerbaijão Oriental.

Esforços de Busca e Resgate

O Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações do Irã conseguiu restringir a área de busca para um raio de 2 km. Pelo menos 40 equipes de resgate estão empenhadas nas buscas. O vice-presidente iraniano para assuntos executivos, Mohsen Mansouri, informou que dois membros da comitiva do presidente conseguiram se comunicar com as equipes de resgate, sugerindo que o acidente pode ter sido de menor gravidade.

Reações e Medidas

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, pediu calma à população, assegurando que a gestão do Estado não será afetada pelo acidente. O chefe das forças armadas, Mohammad Bagheri, ordenou que todos os recursos do exército e da guarda revolucionária sejam mobilizados nas operações de busca e resgate.

Uma sessão de emergência foi realizada pelo gabinete iraniano, presidida pelo vice-presidente Mohammad Mokhber, para coordenar as ações de busca e resgate. A expectativa é que Mansouri e o ministro da saúde, Bahram Einollahi, viagem para a região do acidente para supervisionar os trabalhos.

Detalhes do Acidente

De acordo com o ministro do Interior, Ahmad Vahidi, o helicóptero foi forçado a fazer um pouso de emergência devido ao mau tempo e à neblina. As equipes de resgate podem demorar a chegar ao local devido às condições climáticas adversas.

Apoio Internacional

Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, expressou solidariedade e pediu orações pelo presidente iraniano. Autoridades de diversos países, incluindo a Turquia e a Comissão Europeia, já ofereceram ajuda nas operações de resgate.

Contexto da Viagem

Raisi estava no Azerbaijão para inaugurar uma barragem construída em parceria entre os dois países. Esta é a terceira barragem construída no rio Aras. Após a cerimônia, Raisi e sua comitiva estavam retornando ao Irã quando ocorreu o acidente.

Sobre Ebrahim Raisi

Ebrahim Raisi, de 63 anos, é presidente do Irã desde 2021. Conhecido por seu perfil ultraconservador, Raisi tem um histórico controverso devido às acusações de abusos de direitos humanos enquanto era juiz. Ele foi eleito no primeiro turno com mais de 62% dos votos.

To Top