Agência Brasil

Jovens da Fundação Casa do Polo ABCD visitam CT Paraolímpico

Jovens da Fundação Casa do Polo ABCD visitam CT Paraolímpico

Dezenove adolescentes que cumprem medidas socioeducativos no ABCD paulista e também na zona leste de São Paulo, pertencentes ao Polo Regional ABCD, conheceram na terça-feira (12), o Centro de Treinamento (CT) Paraolímpico Brasileiro, na zona sul de São Paulo.

O objetivo foi ampliar o olhar inclusivo dos jovens, ao vivenciarem a modalidade e a experiência dos atletas. Eles foram recebidos pelos atletas do Sesi-Suzano, a maioria deles integrantes da Seleção Brasileira de Vôlei Sentado, juntamente com o técnico, Célio Cesar Mediato.

Durante a visita, os esportistas compartilharam suas histórias de vida e como entraram no esporte. Após o bate-papo, os adolescentes vivenciaram a modalidade esportiva com a equipe. Um dos participantes foi Henrique (nome fictício), de 16 anos, que cumpre medida socioeducativa de internação na Fundação Casa de Diadema. Ele teve uma parte da perna amputada quando criança e, desde então, utiliza prótese.

“Ele teve uma atenção especial dos atletas e recebeu o convite para participar das atividades do Centro de Treinamento quando for desinternado”, disse a profissional de Educação Física da Fundação Casa de Diadema, Talita Dornellas Moreira Jorge, que acompanhou toda a atividade pedagógica.

“O Henrique é um garoto de muita atitude, participa de todas as atividades físicas com muita tranquilidade”, explicou a coordenadora pedagógica do CASA Diadema, Adriana Souza.

De acordo com o diretor do Polo ABCD, Osmar Pereira Barreto, os adolescentes conheceram um espaço de inclusão e compreenderam o poder da superação diante circunstâncias de deficiências diversas. “Foi uma experiência impactante que ensinou lições importantes de superação e motivação”, disse Barreto.

A ação foi uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Diversidade do Polo Regional ABCD, por meio do projeto de Sensibilização às Necessidades Especiais, que visa promover discussões com os jovens sobre as deficiências físicas e intelectuais, os direitos desses cidadãos, superação, dificuldades e inclusões por meio do esporte no decorrer do desenvolvimento da medida socioeducativa.

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