Agência Brasil

Agência enviará equipe ao Irã para discutir questões nucleares

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) vai enviar um grupo de autoridades e especialistas ao Irã na próxima semana para conversar com líderes sobre as atividades nucleares do país.

A informação foi dada pelo diretor-geral em exercício da agência nuclear da Organização das Nações Unidas, Cornel Feruta, durante reunião da diretoria em Viena nessa quinta-feira (21).

Ele lembrou que o Irã tinha reiniciado o enriquecimento de urânio neste mês, em uma instalação nuclear subterrânea em Fordow, na parte central do país.

Ele informou também que a Aiea confirmou que a quantidade de água pesada, que pode ser usada para extrair plutônio, tinha ultrapassado o limite estabelecido em um acordo nuclear firmado com potências mundiais em 2015.

Feruta criticou o governo iraniano por não fornecer informações suficientes sobre os traços de urânio detectados em um local não declarado.

O diretor-geral em exercício disse a repórteres que é essencial a cooperação total e no momento oportuno por parte de Teerã.

O embaixador do Irã na Aiea, Kazem Gharib Abadi, disse que Teerã tem colaborado e sido transparente com a agência, permitindo que a mesma realize inspeções e recolha amostras.

*Emissora pública de televisão do Japão

To Top