Demora no INSS: Aposentadoria em análise há 9 meses
Benefícios

Demora no INSS: Aposentadoria em análise há 9 meses

INSS: pedi a aposentadoria há 3 meses e não tive resposta. E agora? Saiba o que fazer quando o pedido de aposentadoria fica sem resposta; há prejuízo financeiro?

Demora no INSS: Aposentadoria em análise há 9 meses. O técnico em segurança do trabalho Paulo Sérgio da Silva, 53 anos, aguarda a concessão de sua aposentadoria por tempo de contribuição há nove meses.Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

O segurado diz que fez a solicitação ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), pelo site, e não recebeu qualquer resposta.

Agrave na demora do INSS prejudica os beneficiários

“A solicitação foi enviada para a agência digital leste Aricanduva. Sempre ligo para o 135 e só respondem que está em análise. Até quanto terei que aguardar?”, questiona.

Silva completou 35 anos e três dias de contribuição e teve o último contrato de trabalho assinado em dezembro do ano passado. Desde então, faz “bicos”.

255 mil pessoas no INSS estão na fila de benefícios em 2020

“Está difícil arrumar trabalho. Não esperava que fosse demorar tanto para analisarem meu pedido e concederem o benefício.”

O segurado foi até o posto do INSS pessoalmente verificar o andamento do processo, mas perdeu a viagem. “Disseram que não adianta ir lá, que está em análise e preciso aguardar eles entrarem em contato comigo”, conta Silva.

“Em novembro do ano passado e em março deste ano, reclamei também à ouvidoria do INSS. Só repetem que preciso aguardar. Estou esperando há nove meses já. É absurdo.”

É possível contribuir no INSS por conta própria?

INSS concede o benefício

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) esclarece que a aposentadoria por tempo de contribuição de Paulo Sérgio da Silva foi concedida em 27 de junho, com pagamento retroativo a 14 de outubro de 2018.

O instituto afirma que, caso o segurado tenha a senha do site gov.br/meuinss, ele poderá ter acesso aos dados de seu benefício nesse endereço eletrônico. Se não tiver, pode se cadastrar no gov.br/meuinss.

To Top