Confira os problemas do FGTS no pagamento da primeira parcela. Devido à pandemia do coronavírus, o governo autorizou empregadores a adiarem o recolhimento do FGTS, por meio da Medida Provisória nº 927/20, desde que encaminhassem informação declaratória para as competências março, abril e/ou maio de 2020 até o dia 20 de junho de 2020. O valor deveria, então, ser parcelado entre julho e dezembro de 2020 e pago até o sétimo dia de cada mês. Com fim do prazo final da primeira parcela nesta terça-feira (7), muitas empresas alegaram dificuldade em fazer a quitação. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Segundo os empregadores, o problema ocorre na transmissão da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) no método parcelamento junto à Caixa. Tatiana Carmona, diretora executiva de consultoria trabalhista e previdenciária da EY, explica que, como não foi noticiado nenhuma ampliação dos prazos, as empresas devem continuar tentando para evitar pagar multa e juros pelo atraso.

Saldo para saque do PIS-PASEP: Saiba como consultar(Abre numa nova aba do navegador)

—Tive retorno de algumas companhias que conseguiram fazer o pagamento de madrugada e no fim de semana. A primeira possibilidade é tentaremitir a guia pelo portal, por meio de login e senha ou certificado digital — completa: — outra alternativa seria a empresa acessar pelo próprio sistema da Sefip.

FGTS com 3 meses sem pagamento na Caixa(Abre numa nova aba do navegador)

Tatiana ainda esclarece que no mês de vencimento, é cobrada multa de 5% e, no seguinte, de 10%. Além disso, ainda incidem juros de 0,5% ao mês.

Valor médio de contribuição do MEI ao INSS(Abre numa nova aba do navegador)

A Caixa informou que, na qualidade de Agente Operador do FGTS, cumpre com as determinações legais e adota as providências necessárias para operacionalização do Fundo de Garantia. Também disse que o portal www.conectividadesocial.caixa.gov.br, para pagamento parcelado das guias de recolhimento do FGTS, pode apresentar intermitências nos momentos de maior concentração de acesso. Dessa forma, sugere o acesso em horários alternativos, já que mais de 900 mil empresas aderiram à suspensão da arrecadação pela MP 927.

Confira os problemas do FGTS no pagamento da primeira parcela
To Top