Por conta da pandemia INSS altera forma de entrega de documentos. Agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em São Paulo começaram a receber cópias de documentos de segurados que precisam cumprir exigências para que seus pedidos de benefícios tenham as análises concluídas. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

O serviço é inspirado no sistema conhecido como drive-thru, bastante utilizado para a venda de alimentos sem que o consumidor precise sair do carro, e que passou a ser adotado por outros segmentos durante a pandemia.

No caso do INSS, o cidadão encontrará urnas nas portas das agências, onde poderá deixar um envelope lacrado com as cópias dos documentos solicitados.

Acesso a nova certidão para saque do FGTS: Como ter acesso?(Abre numa nova aba do navegador)

A “exigência expressa”, como a medida é chamada pelo INSS, teve início de forma experimental nesta semana em alguns postos e será oficialmente estendida a todo o estado de São Paulo a partir desta sexta (3).

Com seus postos de atendimento fechados devido à quarentena para desacelerar o avanço da Covid-19 e a consequente suspensão dos prazos para a entrega de documentos, o INSS paulista tem no cumprimento de exigência o seu maior gargalo para a conclusão das análises de benefícios.

O que fazer com as contribuições em atraso ao INSS?(Abre numa nova aba do navegador)

Da fila de 329,6 mil processos que aguardam algum tipo de providência do órgão ou do segurado para chegar ao final, 170 mil dependem da entrega de documentos para que a concessão seja liberada.

Desde o início da pandemia, o INSS tem divulgado que a maior parte dos seus serviços está disponível pelo aplicativo Meu INSS ou no site gov.br/meuinss, o que inclui o envio de documentos , mas parte expressiva do público tem dificuldade para utilizar a internet, segundo o superintendente do instituto em São Paulo, José Carlos Oliveira.

Extrato de rendimentos do INSS: Como ter acesso?(Abre numa nova aba do navegador)

“O presidente [do INSS, Leonardo Rolim] pediu uma solução para isso”, diz ele ao Agora.

Após avaliados os resultados em SP, a proposta poderá ser levada a todo o país.

Por conta da pandemia INSS altera forma de entrega de documentos
To Top