Agro

Safra de trigo da UE tem apoio de boas colheitas em Polônia e Alemanha

HAMBURGO (Reuters) – A colheita de trigo está chegando ao fim na Alemanha e Polônia, duas grandes produtoras do cereal na Europa, e os resultados da safra em ambos países aparentam ser melhores do que os obtidos na França e Reino Unido, onde as colheitas não foram boas.

A consultoria francesa Strategie Grains projeta a safra de trigo soft da União Europeia e Reino Unido em 128 milhões de toneladas neste ano, queda de 13% em relação a 2019.

Na França, maior produtora da UE, a safra recuou 25% ante o ano passado, para um nível entre 29 milhões e 30 milhões de toneladas, com a produtividade afetada pela seca na primavera (do Hemisfério Norte) e o plantio prejudicado pelo excesso de chuvas no outono.

A qualidade do trigo francês, porém, é boa.

Na segunda maior produtora do cereal no bloco, a Alemanha, a safra deve ter redução menor, de 6,8% na comparação anual, mas atingir um bom nível de 21,48 milhões de toneladas, segundo estimativas de cooperativas agrícolas.

“A colheita na Alemanha está praticamente concluída”, disse um analista. “Temos uma safra em tamanho normal e com qualidade razoável. A Alemanha não sofreu os desastres vistos na França e Reino Unido.”

Já a Polônia, terceira maior produtora local, tende a verificar um aumento de 5% na produção, para 11,75 milhões de toneladas, de acordo com estimativas de Wojtek Sabaranski, da consultoria Sparks Polska.

“Graças ao clima bastante favorável, a colheita de trigo no país acelerou significativamente nos últimos dias”, disse Sabaranski. “No sul, oeste e leste, os trabalhos atingem de 80% a 90%. Como tradicionalmente, no norte da Polônia o trabalho está menos avançado, com cerca de 65% a 70% colhidos.”

(Reportagem de Michael Hogan em Hamburgo, Gus Trompiz em Paris e Nigel Hunt em Londres)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG7D1K3-BASEIMAGE

To Top