X

Alemanha confirma mais três casos de peste suína em javalis

HAMBURGO (Reuters) – Mais três casos de peste suína africana foram confirmados em javalis selvagens na Alemanha, no Estado de Brandemburgo, no leste do país, disse o ministro da agricultura alemão nesta quinta-feira.

As descobertas levam o total de casos confirmados a 32 desde o primeiro, registrado em 10 de setembro, todos em animais selvagens, sem que animais de fazendas tenham sido afetadas.

Todos os animais foram encontrados na região da primeira descoberta, em uma área de Brandemburgo.

O instituto científico alemão Friedrich-Loeffler confirmou que os últimos três animais tinham peste suína africana, disse o ministério.

A China e diversos outros compradores vetaram importações de carne suína da Alemanha neste mês após o primeiro caso, o que gerou uma disparada dos preços da carne suína na China nesta semana.

Relacionadas

A doença não é perigosa para seres humanos, mas é fatal para os porcos. Surtos massivos na China, maior fabricante de carne suína do mundo, levaram ao abate de centenas de milhões de suínos.

O ministério alemão havia avisado antes que mais casos em javalis selvagens eram esperados, uma vez que esses animais andam em grupos e a doença é facilmente transmissível.

O governo regional de Brandemburgo decidiu construir uma cerca fixa na fronteira com a Polônia para evitar a entrada de javalis. A Alemanha já temia casos da doença desde o registro de um javali infectado na Polônia a apenas 10 quilômetros da fronteira.

(Por Michael Hogan)