Benefícios

Ministério da Educação lança cursos on-line de formação profissional de graça

Ministério da Educação lança cursos on-line de formação profissional de graça Cursos on-line gratuitos de qualificação profissional serão oferecidos para jovens e adultos. É o Programa Qualifica Mais, Emprega Mais, que foi lançado, esta semana, pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Economia. Além de ofertar cursos, a ação tem como objetivo encaminhar os formandos para vagas de emprego.

Nesta primeira fase, como projeto-piloto, o programa oferecerá 6.069 vagas de qualificação na área de Tecnologia da Comunicação e Informação em 11 cidades: Fortaleza, Salvador, Recife, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Curitiba, Joinville, Florianópolis e Porto Alegre. As inscrições estão abertas para três cursos: Programador de Sistemas; Programador Web; e Programador de Dispositivos Móveis.

O diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação, Sérgio Calderini, explicou que antes de oferecer as vagas, foi feito um mapeamento junto ao setor produtivo para conhecer a demanda e onde elas estavam localizadas.

Segundo o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia, Carlos da Costa, o setor de Tecnologia da Comunicação e Informação deve abrir cerca de 300 mil vagas de emprego no país até 2024. “O nosso objetivo da primeira fase é formar profissionais para um setor que vem em constante crescimento e que já hoje tem mais de 20 mil vagas em aberto no Brasil, o setor de tecnologia da informação.”

Outras habilidades

Além do conhecimento técnico, a capacitação focará em outras habilidades importantes para o mercado de trabalho, como detalhou Calderini.

“Os programas dos cursos estão sendo preparados para oferecerem não só o conhecimento técnico, mas também a transmissão de várias habilidades importantes para o mundo do trabalho. Por exemplo, como o profissional deverá elaborar seu currículo, como se preparar para uma entrevista e como ele se relaciona dentro de um ambiente de um emprego, porque a gente está preocupado não só com que esse jovem ou adulto consiga a vaga, mas também em como deverá mantê-la”, comentou o diretor.

Inscrições e seleção

Para se inscrever e participar do Qualifica Mais, Emprega Mais, os interessados devem ter o ensino médio completo, ser morador de uma das 11 cidades atendidas nesta primeira fase do programa e preencher, na plataforma virtual EduLivre, uma trilha educacional.

“Ao preencher essa trilha, o candidato vai conhecer mais sobre o curso, verificar o que é exigido dos alunos durante a qualificação e preencher alguns testes, que os ajudarão no processo de seleção dos alunos”, explicou Calderini.

As inscrições para a trilha educacional já estão abertas e vão até o dia 11 de abril. A partir do dia 12 de abril, os participantes selecionados receberão um e-mail para a confirmação de matrícula, enviado diretamente pela instituição que está ofertando a vaga.

As aulas dos cursos oferecidos pelo Qualifica Mais começarão em 10 de maio e devem se estender por até seis meses, a depender da oferta de cada estado. A carga horária média da formação é de 200 horas.

Acesse a plataforma virtual EduLivre

Saiba mais sobre o Qualifica Mais

To Top