Benefícios

Veja como garantir uma vaga na universidade pública pelo Sisu

segundo dia de provas do enem 2018 tera mais tempo de duracao confira outras mudancas

Veja como garantir uma vaga na universidade pública pelo Sisu O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que reúne as vagas das universidades públicas, abre inscrições nesta terça-feira pelo site www.sisu.mec.gov.br. Podem participar alunos que fizeram o Enem 2020 e não zeraram a prova de redação.

As inscrições ficam abertas até a próxima sexta-feira e o resultado será divulgado na próxima terça. São 209 mil vagas disponíveis, a maioria de instituições federais.

Cada candidato pode escolher duas opções de cursos. Se ele for aprovado na primeira, não poderá escolher o segundo depois do fechamento do Sisu, na sexta-feira.

Segundo Rodrigo Magalhães, diretor do Colégio e Curso AZ, o aluno tem que olhar todo dia o que está acontecendo com a nota de corte para acompanhar as suas chances de aprovação.

— Para a tomada de decisão é importante levar em consideração: Notas de corte dos anos anteriores; Notas de corte divulgadas no último dia; Quantidade de vagas disponíveis naquele curso e instituição; número de reclassificados nos anos anteriores; sua posição (sua nota x nota de corte / posição na classificação) — afirma Magalhães.

Já Kim Matheus, professor e coordenador pedagógico do Hexag Medicina, afirma que o Sisu é como um “jogo de xadrez”.

— Os estudantes devem fazer suas inscrições no primeiro dia e acompanhar as alterações e movimentações das notas de corte. Estarem atentos como as instituições e cursos trabalham com os pesos das diferentes provas do Enem. Isso ajuda a ter um melhor aproveitamento da sua nota — diz.

O Ministério da Educação (MEC) decidiu manter para 2021 uma mudança no Sisu que, no ano passado, ficou conhecida como #erronosisu. A alteração faz com que as notas de cortes fiquem artificialmente mais altas, o que, na prática, inutiliza o recurso que baliza a escolha dos candidatos. 

Ainda segundo Kim, é importante também conferir as listas de espera dos últimos dois anos e verificar quantos alunos foram chamados. A partir desse índice, é possível saber se a espera vale a pena.

— Por exemplo, se o trigésimo aluno do ano passado foi convocado para matrícula, e o estudante que está fazendo a escolha está próximo dessa posição, ele terá chances — diz.

Já Magalhães lembra que, para participar da lista de espera, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma (veja abaixo), podendo escolher apenas uma das opções de vagas. Caso o candidato não manifeste interesse na lista de espera, ele será eliminado do processo.

Cronograma

Inscrições: de 6 a 9 de abril;

Resultado da chamada única: 13 de abril;

Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril;

Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril.

Fonte Extra

To Top