Africa

Entendendo O vírus Trojan e como proteger seu PC

Todo mundo tem medo de ver seu pc infectado com algum tipo de vírus. Ao menos, todos deveriam ter medo. Vírus são programas maliciosos feitos para causar danos no seu computador, seja no software ou até no hardware. Infelizmente, há milhares de vírus circulando na internet, o que quer dizer que há milhares de formas de ter seu computador infectado. 

O vírus Trojan, é um tipo de vírus mais sofisticado. Ele tem este nome por causa do Cavalo de Tróia. Isto é, a premissa é parecida. Alguém envia um programa que parece ser algo positivo, mas na verdade se trata de um verdadeiro vírus. Por isso, o vírus Trojan é o mesmo que vírus Cavalo de Troia.

Verifique as fontes que te enviam arquivos

Como mencionamos, a premissa do vírus trojan é simples, você pensa que está recebendo um presenteou algo do tipo e acaba com o computador infectado. Os hackers sabem que a maioria dos usuários de pc já tem uma boa noção de como se proteger. Por causa disso, eles utilizam técnicas para enganar usuários não muito atentos. 

A técnica mais usada é se passar por alguém que não é, alguém que a vítima confia. Há inúmeras formas de fazer isso. Por exemplo, uma pessoa descobre o endereço de email do gerente de uma empresa: [email protected]. O hacker então vai e cria o seguinte endereço de email: [email protected]. Com uma pequena mudança, é possível enganar muita gente. O hacker então utiliza este email para enviar vírus trojan para os funcionários e está feito.

Portanto, se alguém te envia um arquivo executável, algum programa para ser instala do ou algo do tipo, certifique-se de que é realmente uma fonte confiável. 

O ideal é que você verifique pessoalmente sempre que alguém te enviar algum arquivo, pois existe a chance de um hacker obter acesso ao email verdadeiro de uma fonte de confiança. No geral, fique atento, se uma fonte confiável nunca enviou um arquivo executável ou programa para você por email, desconfie. Este artigo vai te mostrar em detalhes o que é o trojan além de mostrar um pouco do seu funcionamento.

 Use um VPN

Um VPN é um programa que cria um nível alto de privacidade dentro de uma rede pública. Com rede pública, estamos falando de redes abertas, como a internet. Você pode usar um grátis software VPN para mudar seu IP e várias outras funções que protegem sua privacidade. Com um VPN, você vai ficar menos suscetível a ataques de vírus Trojan.

Não ande em websites que promovem atividades ilegais

Se você já andou em algum website de filmes piratas, deve ter notado que a maioria deles está cheio de anúncios invasivos, além de serem bastante confusos. O problema é que muitos destes websites sequer mostram conteúdo pirata, são apenas pretextos para propagar vírus trojan e etc. Alguns desses websites vão além e pedem para que você ofereça informações confidenciais, como email, cartão de crédito e etc.

Cuidado com o seu Pen Drive USB

Um pen drive é uma excelente forma de propagar um trojan. Na verdade, o próprio pen drive pode ser o trojan em si. Pense a respeito, alguém te passa um pen drive dizendo que um programa precisa ser instalado, quando na verdade o pen drive está infectado. Este artigo mostra como remover o vírus: https://canaltech.com.br/seguranca/como-remover-virus-do-seu-pendrive/. Vírus de pen drive, algumas vezes, passam despercebidos até pelos melhores antivírus. É por isso que você deve ter bastante atenção com a forma que você utiliza pen drives, o que inclui o seu pen drive. Não coloque seu pen drive em máquinas desconhecidas para em seguida colocar no seu pc.

Considerações finais

Bom, essas foram algumas técnicas para se proteger dos vírus trojan. Para finalizar, gostaríamos de dizer que o usuário é o principal responsável pela segurança do pc. Você deve se manter atualizado sobre as melhores pratica de segurança da informação. De certa forma, você é um antivírus.

To Top