Benefícios

Demitido que fez adesão ao saque aniversário recebe multa rescisória do FGTS?

Demitido que fez adesão ao saque aniversário recebe multa rescisória do FGTS? Modalidade não dá direito ao saque do fundo em caso de demissão e isso é motivo de arrependimento para quem optou sem conhecer bem as regras.

Muitos trabalhadores têm aderido ao saque-aniversário ansiosos por terem acesso a uma parte do dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) anualmente, sem se atentarem a um detalhe muito importante, ainda mais em época de pandemia e aumento do desemprego: o saque-aniversário impede o trabalhador de receber a totalidade do dinheiro do fundo em caso de demissão.

Mas não tem jeito: uma vez que o trabalhador dê seu consentimento ao saque-aniversário, não adianta se arrepender: ele terá de esperar cumprir uma carência de 24 meses.

É o que explica a Caixa Econômica Federal:

“A partir de 1º de janeiro de 2020, a opção realizada pelo sistemática de saque do FGTS tem efeito imediato. Neste caso, se o trabalhador fez opção pelo saque-aniversário e solicitar mudança para saque-rescisão, a alteração surtirá efeito no primeiro dia do 25º mês subsequente ao da solicitação.”

Ou seja: se for demitido, vai passar dois anos sem acesso ao valor total depositado no fundo.PUBLICIDADE

E o que acontece enquanto não volta o saque-rescisão?

Mas o que acontece durante esse tempo? O trabalhador vai ficar sem saque-rescisão e também sem o dinheiro do saque-aniversário?

Não. Enquanto durar a carência de 24 meses para poder voltar ao saque-rescisão, o trabalhador que fizer a opção pelo saque-aniversário poderá sacar um percentual do saldo do FGTS, acrescido de uma parcela adicional, anualmente.

Confira os porcentuais que o trabalhador poderá sacar anualmente em caso de adesão ao saque-aniversário:

Quanto mais dinheiro no fundo, menor o porcentual

Quanto mais dinheiro no fundo, menor o porcentual

E a multa de 40% do FGTS, perde também?

Não. Se ocorrer a rescisão do contrato de trabalho no período de vigência do saque-aniversário o trabalhador poderá sacar o valor da multa rescisória, quando devida.

Fonte: R7

To Top