Economia

Ata do BCE mostra extenso debate sobre orientação

Autoridades do Banco Central Europeu tiveram um extenso debate sobre sua nova orientação para as taxas de juros e revisaram a proposta diante das preocupações e objeções entre elas, mostrou nesta quinta-feira a ata da reunião de 22 de julho.

As autoridades concordaram na reunião com uma nova orientação, que promete um período ainda mais longo de taxas de juros baixas ou inalteradas e associa a primeira elevação a um aumento ainda mais pronunciado na inflação.

Mas esse acordo só aconteceu depois de uma reunião especialmente tensa em que as autoridades refizeram a orientação duas vezes para encontrar um compromisso adequado depois de uma série incomum de objeções ter sido levantada.

“Uma grande maioria dos membros indicou que pode dar suporte à proposta de orientação futura”, mostrou a ata. “Ao mesmo tempo, alguns membros mantiveram suas reservas, uma vez que a reformulação não tratou de forma suficiente suas preocupações.”

No final, apenas duas autoridades, os chefes dos bancos centrais de Alemanha e Bélgica, foram contra o texto, que estipula que os juros não subirão até que o BCE veja a inflação alcançar 2% “bem antes” de seu horizonte de projeção e permaneça na meta de forma duradoura.

A inflação tem ficado abaixo da meta do BCE por quase uma década e as autoridades esperam que os aumentos de preços continuem fracos por anos à frente, sugerindo que nenhuma alta dos juros ocorrerá na primeira metade da atual década.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH7P0HV-BASEIMAGE

To Top