Brasil

Senado escolhe Antonio Anastasia para vaga no TCU

O plenário do Senado elegeu nesta terça-feira o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) como indicado para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Escolhido por 52 votos de seus pares, Anastasia disputava o posto com o líder do governo na Casa, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que obteve 7 votos, e com a senadora Kátia Abreu (PP-TO), que ficou com 19 votos.

Apoiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a eleição de Anastasia para o TCU expõe a fragilidade da base governista na Casa.

Por tradição, senadores indicam um nome para o TCU por acordo. Esse, no entanto, não foi o cenário dessa vez, e os três parlamentares disputaram votos para a vaga a ser aberta com a saída do ministro Raimundo Carreiro, que deixará o posto para assumir o cargo de embaixador do Brasil em Portugal.

Antes da votação, os três senadores passaram por sabatina na Comissão e Assuntos Econômicos (CAE).

O TCU, que é uma corte de contas e auxilia os trabalhos do Congresso, é importante por julgar, por exemplo, contas dos presidentes da República e políticas do governo, como no caso do desempenho do Executivo no enfrentamento à pandemia.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHBE00H-BASEIMAGE

To Top