Benefícios

CNH digital: Veja quais informações você tem acesso

CNH digital: Veja quais informações você tem acesso A Carteira de Trabalho Digital já foi baixada por 51,1 milhões de trabalhadores brasileiros, somando dispositivos móveis e web, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. Os serviços da Carteira de Trabalho Digital alcançaram 535,7 milhões de acessos desde janeiro de 2019. E é um dos aplicativos do governo federal mais utilizados. O aplicativo permite que os cidadãos consultem pela internet informações sobre contratos de trabalho antigos e atuais, inclusive disponibilizando gráficos com remunerações, média salarial e tempo de serviço em cada contato.

É possível também solicitar o seguro-desemprego e acompanhar o andamento da concessão de benefícios como o Abono Salarial. O download é gratuito nas lojas virtuais App Store e Play Store, ou no portal gov.br por meio do endereço eletrônico. Para obter o documento digital, o trabalhador vai precisar do do número do CPF e criar uma conta autenticada no portal gov.br.

Para acessar a CTPS Digital através do seu computador é preciso seguir o passo a passo

  • Acesse o portal gov.br
  • Buscar a opção Carteira de Trabalho digital,
  • Clique em solicitar
  • Vá até à opção Quero me Cadastrar
  • Preencha seus dados conforme o passo a passo
  • Caso possua cadastro volte para a tela da senha de acesso
  • Clique no botão Já tenho Cadastro
  • Siga as orientações.
  • Você já está na Área do Trabalhador. Clique agora no ícone Carteira de Trabalho Digital.

Carteira digital substitui a de papel

A Carteira de Trabalho Digital foi criada para substituir o documento físico. O trabalhador que não possui o documento físico não precisa emiti-lo. A CTPS digital substitui o documento físico desde setembro de 2019. Desde então, todas as anotações relacionadas ao histórico de empregos formais do trabalhador são registradas no documento digital.

Caso tenha o seu documento físico, especialistas sugerem que fique guardadona medida que ele ainda continua tendo validade para comprovação de trabalhos mais antigos, especialmente para fins de comprovação previdenciária, por exemplo, mesmo que a carteira de trabalho digital também contenha essas informações.

Segundo o governo, a Carteira de Trabalho em papel só está disponíveis para os trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais que devem utilizar a Carteira de Trabalho em papel. Para obtê-la o trabalhador deverá encaminhar o pedido de agendamento de atendimento por e-mail, de acordo com o estado onde reside. O é e-mail é trabalho.(uf)@economia.gov.br. O interessado deve trocar a designação uf pela sigla correspondente de seu estado. No Rio de Janeiro, por exemplo, o e-mail é [email protected].

Documentação em comum para todos os casos

– CPF

– Documento oficial de identificação com foto, nome, data, município e estado de nascimento, filiação, número, órgão e data de emissão;

– Comprovante de residência com CEP;

– Comprovante do estado civil: Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado), com averbação(se separado, divorciado ou viúvo)

– Foto 3×4 colorida, recente e com fundo branco (apenas para as localidades no estado de São Paulo que ainda emitem a CTPS do modelo manual.

To Top