Benefícios

Posso recuperar a declaração do IR de 2021?

Receita vai liberar consulta ao 5º lote do Imposto de Renda na próxima sexta-feira
SERGIO V S RANGEL/Shutterstock.com

Posso recuperar a declaração do IR de 2021? A Receita Federal anunciou as regras para a declaração de Imposto de Renda 2022. Para ajudar no preenchimento da declaração e evitar erros, o contribuinte deve ter acesso ao documento do ano anterior.

O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2022 permite importar os principais dados da declaração de 2021, o que agiliza o preenchimento de diversos campos, como a declaração de bens, evitando erros de digitação de valores.

Além disso, é importante guardar as cópias das declarações dos últimos cinco anos. Esse é o período legal no qual a Receita pode questionar algum valor ou informação declarada. Sem os documentos, há risco de você ser multado.

Se você fez declaração no ano passado, deve ter o arquivo salvo no computador. Caso você não o encontre, não se preocupe: é possível recuperar a declaração. Veja abaixo como fazer:

Como recuperar declaração de IR 2021?

Como recuperar a declaração por meio do Portal e-CAC

Desde o ano passado, a Receita Federal permite que os contribuintes consigam uma cópia da declaração do ano anterior mesmo sem o certificado digital. Basta pedir uma nova via por meio do Centro de Atendimento Virtual (e-CAC).

Ao acessar a plataforma, o declarante deve informar o código de acesso e a sua senha. Caso ele não tenha mais o número do código, é possível recuperá-lo seguindo as orientações disponíveis na página.

Depois de preencher os campos “CPF”, “código de acesso” e “senha”, clique em “Processos Digitais”, que fica no menu ao lado esquerdo da tela.

Uma nova aba será aberta no seu navegador, onde você deve selecionar a opção “Solicitar Serviço via Processo Digital”.

Agora, em “Área de concentração de serviço”, escolha a opção “cópia de documentos”. Em “Serviço”, selecione “obter cópia da última declaração IRPF entregue”.

Por fim, clique em “Solicitar serviço”.

A cópia da última declaração feita à Receita Federal ficará disponível na pasta de processos do sistema.

Apesar da mensagem que aparece ao fim do procedimento, a Receita informou que não é necessário juntar documentos porque a regra não se aplica aos pedidos de declaração de pessoa física.

“A mensagem que aparece é automática, porque os processos abertos pelo e-CAC são excluídos automaticamente caso não haja junção de documentos em três dias úteis. No caso dos pedidos de declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF), isso não é necessário”, disse o órgão por email.

Como recuperar a declaração com certificado digital

Caso o contribuinte tenha o certificado digital (cartão vinculado ao CPF que garante a identidade digital do usuário), ele pode fazer o acesso no e-CAC, selecionar a página “Meu Imposto de Renda” e localizar a coluna “Declaração”.

Nesta área, haverá o item “Baixar arquivo da declaração entregue”. Basta clicá-lo e escolher o ano do qual deseja a segunda via da declaração para baixá-la no computador.

Como importar dados da declaração de 2021

Caso você ainda tenha o programa de preenchimento da declaração do ano passado (IR 2021) instalado no computador, talvez não seja necessário ir ao site da Receita para resgatar os dados do documento.

Localizar a declaração e transportá-la para o programa do IR 2022 é simples. Ao iniciar o programa do IR 2022, a tela inicial do programa já apresenta a opção de importação.

Normalmente, o programa já redireciona a busca do arquivo para a pasta “Transmitidas” do IR 2021, onde você pode encontrar sua declaração.

Você também pode gerar uma cópia do arquivo de 2021 e salvá-lo numa pasta da sua escolha. Para isso, abra o programa do IR 2021. Na tela inicial do programa, localize a declaração na pasta “Transmitidas”.

Um documento com o seu CPF e a extensão “.DEC” é a sua declaração. Em seguida, abra o programa de declaração deste ano (IR 2022), clique em “Nova”, escolha o tipo de declaração (“Ajuste Anual”) e depois clique em “Importar declaração de 2021”.

Na janela seguinte, selecione a pasta do computador onde você salvou o arquivo de 2021.

Emitir presencialmente em agências da Receita

A Receita Federal recomenda que os atendimentos pela internet sejam priorizados por causa da pandemia, já que grande parte dos serviços podem ser feitos de casa, diretamente no site da Receita Federal ou no e-CAC.

Mas, caso o declarante queira retirar o documento presencialmente, primeiro ele precisa fazer um agendamento, clicando neste link.

No dia marcado, o contribuinte deve levar o documento de identidade em uma agência da Receita e preencher um formulário que é impresso na hora pelo atendente. Fonte Extra

To Top