Benefícios

Diferença entre Neve, chuva congelante, chuva congelada e geada

Diferença entre Neve, chuva congelante, chuva congelada e geada A partir da próxima segunda-feira (16), grande parte do Brasil deve enfrentar uma semana de frio atípico para o mês de maio. Os termômetros devem ficar abaixo de 10ºC em São Paulo, há previsão de neve e “chuva congelante” para estados do Sul e geadas para outros trechos do país.

“Ainda não estamos no inverno, mas esses fenômenos já começam a se manifestar antes da estação chegar. O excesso de frio e de umidade provocam uma condição favorável para a ocorrência desses fenômenos”, explica Cesar Soares, meteorologista da Climatempo.

Entenda, abaixo, o que são esses fenômenos.

Neve

A neve é formada por um aglomerado de cristais de gelo que se desenvolvem dentro de uma nuvem. Estes flocos chegam ao solo no mesmo estado. A neve recém caída das nuvens é muito branca, mas com o passar das horas, vai virando um aglomerado de gelo no solo e aos poucos derrete.

“A neve acontece quando temos nuvens de chuva com temperaturas abaixo de 0ºC. O tipo de chuva que cai da nuvem já sai em forma de flocos, congelada. Os flocos não derretem no meio do caminho”, diz o meteorologista.

Chuva congelada

A chuva congelada ocorre quando a neve que cai da nuvem passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, mas depois volta a encontrar uma camada de ar frio, e recongela antes de chegar ao chão, formando os pequenos aglomerados de gelo que caem no chão.

“É como se tivessem gotas de água congeladas no caminho. Não é parecido com o granizo, que é mais duro. Essas gotas de água são mais flocadas mas, diferente da neve, elas saem da nuvem ainda em formato líquido e no meio do caminho congelam, formando flocos”, explica Cesar Soares.

Chuva congelante

A chuva congelante é um evento mais raro em nosso país. Segundo o meteorologista da Climatempo, a chuva ocorre de forma normal, com a queda da gotícula na atmosfera, mas a água se congela ao tocar uma superfície.

“Quando ocorre uma chuva congelante, você vê as gotas caindo, mas olha as pessoas na rua e as pessoas não se ‘molham’, porque a gota congela quando toca a superfície”, explica Soares.

Geada

A geada ocorre quando é formada uma camada de gelo nas superfícies por causa da intensa redução de temperatura quando a umidade do ar está elevada.

To Top