Benefícios

Novo portal do Cadastro Único facilita inscrição

Novo portal do Cadastro Único facilita inscrição O Cadastro Único para Programas Sociais ganhou, nesta sexta-feira (16.09), um novo portal totalmente modernizado. Agora o Sistema de Cadastro Único terá uma operação conjunta com o portal, integrando a base nacional do CadÚnico ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Dessa forma, mais de 20 bases federais de dados funcionarão de forma integrada. Essa é a primeira grande melhoria feita no sistema virtual desde 2010.

A operação com o CNIS vai reunir mais de 80 bilhões de registros administrativos, como nascimento, óbito, identificação pessoal (como o CPF) e informações atualizadas de renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários e assistenciais do INSS. Nesse primeiro momento, o novo portal contará com um módulo de consulta às informações das famílias inscritas no Cadastro Único com a incorporação dos dados disponibilizados pelo CNIS.

A expectativa é que a nova funcionalidade auxilie os gestores municipais e os cidadãos no momento da entrevista e da coleta dos dados cadastrais, proporcionando mais agilidade ao atendimento e maior segurança aos dados pessoais. A partir de um protótipo, gestões municipais participaram de testes da ferramenta, promovidos pelo Ministério da Cidadania, e avaliaram a inovação como positiva.

Também foi introduzido mais um aprimoramento na segurança de acesso ao sistema. O login agora é feito a partir da plataforma gov.br, integrando os sistemas de identificação utilizados nos portais federais, por meio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).

Criado em 2001 como um instrumento para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda, o CadÚnico ganhou uma versão on-line em 2010. Desde então, o sistema passou por poucas evoluções. A atual estratégia de modernização do Cadastro Único atua em diversas frentes, com a expansão do novo portal, o aprimoramento do aplicativo para smartphones e a publicação de uma nova portaria para disciplinar a gestão e os processos de utilização dos dados das famílias cadastradas.

Segundo levantamento de agosto de 2022, o Cadastro Único tem mais de 38 milhões de famílias cadastradas, que representam cerca de 89,3 milhões de pessoas. A iniciativa é utilizada como base para concessão e manutenção de benefícios em 28 programas federais, entre eles o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Aplicativo

O aplicativo do Cadastro Único para smartphones, que já teve mais de 4 milhões de downloads, também ganhou novos ajustes em agosto. A última atualização permite o preenchimento automático do endereço a partir do CEP durante a realização do pré-cadastro. Além disso, o cidadão agora consegue visualizar a sua identificação em todas as telas na barra superior do app, confirmando a identidade do usuário que está conectado.

Por meio do aplicativo, já foram realizados 648,9 mil pré-cadastros, dos quais 137,8 mil, ou 21,2%, tiveram o processo concluído posteriormente pelas equipes municipais do Cadastro Único. O app também permite que o cidadão faça a atualização cadastral por meio da confirmação dos dados, quando não há nenhuma alteração nas informações prestadas anteriormente. Já são 402,2 mil atualizações por confirmação feitas pela ferramenta.

Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania

To Top