Asia

EUA pede reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Coreia do Norte; China e Rússia rejeitam

Por Michelle Nichols

SEDE DA ORGANIZAÇÂO DAS NAÇÕES UNIDAS (Reuters) – Os Estados Unidos pediram nesta quarta-feira ao Conselho de Segurança da ONU para se reunir sobre a Coreia do Norte  depois que Pyongyang disparou um míssil balístico sobre o Japão, mas diplomatas disseram que China e Rússia se opõem a uma discussão pública do órgão de 15 membros.

A Coreia do Norte,  que possui armamentos nucleares, fez seu disparo mais distante de um míssil balístico na terça-feira, enviando-o sobre o Japão pela primeira vez em cinco anos, e provocando um alerta para que os moradores de lá se protejam.

“Devemos limitar a capacidade da RPDC de avançar seus programas ilegais de mísseis balísticos e armas de destruição em massa”, disse no Twitter a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, após convocar uma reunião pública do Conselho de Segurança.

Reino Unido, França, Albânia, Noruega e Irlanda juntaram-se aos Estados Unidos para fazer o pedido. A Coreia do Norte é formalmente conhecida como República Popular Democrática da Coreia (RPDC).

No entanto, China e Rússia disseram aos colegas do conselho que se opõem a uma reunião pública, argumentando que a reação do conselho deve ser propícia para atenuar a situação na península coreana, disseram diplomatas.

Não ficou imediatamente claro se o conselho se reuniria publicamente ou a portas fechadas na quarta-feira. Qualquer ação significativa do conselho é improvável, dizem diplomatas.

(Reportagem de Michelle Nichols)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI93169-BASEIMAGE

To Top