TopNews

Covid-19 não é mais uma emergência de saúde global, diz OMS

Por Jennifer Rigby e Bhanvi Satija

LONDRES (Reuters) – A Covid-19 não representa mais uma emergência de saúde global, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira, marcando um grande passo para o fim da pandemia que matou mais de 6,9 milhões de pessoas, paralisou a economia global e devastou comunidades.

O Comitê de Emergência da OMS se reuniu na quinta-feira e recomendou que a agência da ONU declarasse o fim da emergência de saúde pública de interesse internacional, que está em vigor há mais de três anos.

“Portanto, é com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, acrescentando que o fim da emergência não significa que a Covid deixou de ser uma ameaça à saúde global.

O comitê de emergência da OMS declarou pela primeira vez que a Covid representou seu nível mais alto de alerta há mais de três anos, em 30 de janeiro de 2020. O status ajuda a concentrar a atenção internacional em uma ameaça à saúde, além de reforçar a colaboração em vacinas e tratamentos.

Retirar a declaração é um sinal do progresso que o mundo fez nessas áreas, mas a Covid-19 veio para ficar, disse a OMS, mesmo que não represente mais uma emergência.

“A Covid mudou o mundo e mudou a nós. E é assim que deve ser. Se voltarmos a como as coisas eram antes da Covid-19, não teremos aprendido nossas lições e falhado com nossas gerações futuras”, disse Ghebreyesus.

A taxa de mortalidade da Covid-19 diminuiu de um pico de mais de 100.000 pessoas por semana em janeiro de 2021 para pouco mais de 3.500 na semana até 24 de abril, segundo dados da OMS.

A OMS não declara o início ou o fim das pandemias, embora tenha começado a usar o termo para a Covid em março de 2020.

No ano passado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que a pandemia havia acabado. Como vários outros países, a maior economia do mundo começou a desmantelar seu estado de emergência doméstico para o vírus, o que significa não pagar por vacinas, entre outros benefícios.

Outras regiões tomaram medidas semelhantes. A União Europeia disse em abril do ano passado que a fase de emergência da pandemia havia terminado, e a chefe africana da OMS, Matshidiso Moeti, disse em dezembro que era hora de passar para o gerenciamento rotineiro da Covid em todo o continente.

Acabar com a emergência pode significar que a colaboração internacional ou os esforços de financiamento também serão encerrados ou mudarão de foco, embora muitos já tenham se adaptado à medida que a pandemia recuou em diferentes regiões.

(Reportagem de Jennifer Rigby em Londres, Gabrielle Tétrault-Farbe em Genebra, Bhanvi Satija e Raghav Mahobe em Bengaluru)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ440HR-BASEIMAGE

To Top