Tecnologia

Meta adquire equipe de chips de inteligência artificial da Graphcore

Por Katie Paul

(Reuters) – A Meta contratou uma equipe com sede em Oslo que, até o final do ano passado, estava desenvolvendo tecnologia de rede de inteligência artificial no unicórnio britânico de chips Graphcore.

Um porta-voz da empresa confirmou as contratações em resposta a um pedido de comentário, depois que a Reuters identificou 10 pessoas cujos perfis no LinkedIn disseram que trabalharam na Graphcore até dezembro de 2022 ou janeiro de 2023 e posteriormente ingressaram na Meta em fevereiro ou março deste ano.

“Recentemente, recebemos vários engenheiros altamente especializados em Oslo para nossa equipe de infraestrutura na Meta. Eles trazem profundo conhecimento no design e desenvolvimento de sistemas de supercomputação para oferecer suporte a inteligência artificial e aprendizado de máquina em escala nos data centers”, disse Jon Carvill, porta-voz da Meta.

As descrições de cargos dos 10 funcionários no LinkedIn indicavam que a equipe havia trabalhado em tecnologia de rede específica para inteligência artificial na Graphcore, que desenvolve chips de computador e sistemas otimizados para o trabalho de IA. Carvill se recusou a dizer no que eles estão trabalhando na Meta.

A Graphcore fechou seu escritório em Oslo como parte de uma reestruturação mais ampla anunciada em outubro do ano passado, disse um porta-voz da startup, enquanto lutava para fazer incursões contra empresas sediadas nos Estados Unidos como a Nvidia e AMD que dominam o mercado de chips de inteligência artificial.

Além de seu chip de rede, a Meta também está projetando um chip de computação complexo para treinar modelos de inteligência artificial e realizar inferência, um processo no qual os modelos treinados fazem julgamentos e geram respostas a requisições do usuário, embora não espere que o chip esteja pronto até por volta de 2025.

A Graphcore, uma das startups de tecnologia mais valiosas do Reino Unido, foi avaliada pela última vez em 2,8 bilhões de dólares, depois de levantar 222 milhões de dólares em sua rodada de investimentos mais recente em 2020.

(Por Katie Paul, Krystal Hu e Stephen Nellis)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ440KD-BASEIMAGE

To Top