Mundo

Senado dos EUA confirma Nusrat Choudhury como primeira juíza federal muçulmana

Por Jacqueline Thomsen

(Reuters) – O Senado dos Estados Unidos confirmou em uma votação apertada nesta quinta-feira a indicação da advogada de direitos civis para o Tribunal Distrital do Distrito Leste de Nova York, tornando-a a primeira juíza federal mulçulmana nos Estados Unidos. 

Choudhury, diretora jurídico da União Americana de Liberdades Civis (ACLU) de Illinois, foi confirmada por 50 votos a 49. Ela também será a primeira juíza federal bengali-norte-americana.

Choudhury passou a maior parte de sua carreira profissional na ACLU nacional, onde trabalhou em questões de justiça racial e segurança nacional. Ela foi vice-diretora do programa de justiça racial da organização, de 2018 a 2020. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a indicou para o cargo federal em janeiro de 2022. 

O principal democrata do Senado, Chuck Schumer, disse em comunicado que a “experiência de Choudhury como uma talentosa e dedicada litigante de direitos civis a preparou para servir com integridade e profissionalismo no tribunal federal, e ela seguirá os fatos e administrará a Justiça com Justiça e profundo respeito para o Estado de Direito”. 

Ela enfrentou a resistência de alguns republicanos do Senado depois de dar respostas inconsistentes sobre se ela fez comentários no evento de 2015 na Universidade de Princeton, dizendo que assassinatos policiais de homens negros desarmados acontecem “todos os dias”. 

Mais tarde, em uma carta ao painel do Comitê Judiciário do Senado, ela disse que “tal declaração é inconsistente com meu profundo respeito pela aplicação da lei”. 

(Reportagem de Jacqueline Thomsen em Washington)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5E0ZF-BASEIMAGE

To Top