Internacional

Explosão de bomba mata várias pessoas em santuário perto da capital síria, diz mídia estatal

DAMASCO (Reuters) – Uma bomba plantada em um veículo explodiu do lado de fora da cidade-santuário de Sayeda Zeinab, ao sul da capital síria, Damasco, nesta quinta-feira, matando várias pessoas e ferindo outras, informou a mídia estatal síria.

Um repórter do canal de televisão estatal sírio disse que uma avaliação preliminar indica que até seis pessoas podem ter morrido. A emissora transmitiu imagens da frente carbonizada de um carro.

Um morador disse à Reuters que ouviu uma forte explosão por volta das 17h30 (horário local). Depois disso, as forças de segurança isolaram a área.

Foi o segundo ataque nesta semana no santuário. Duas pessoas ficaram feridas em uma explosão na terça-feira. É alta temporada para o santuário, pois os muçulmanos xiitas se reúnem lá para marcar o período de luto da Ashura, data importante do calendário islâmico.

Sayeda Zeinab — a neta do profeta Maomé — é venerada pelos xiitas e seu santuário é um local de peregrinação em massa para os muçulmanos xiitas de todo o mundo. O local também tem atraído milicianos xiitas na Síria.

Tanto o Irã quanto o grupo libanês aliado de Teerã, o Hezbollah, apoiaram o presidente sírio, Bashar al-Assad, na guerra civil que eclodiu em 2011.

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque nesta quinta-feira. O grupo Estado Islâmico já reivindicou ataques anteriores no local. Um ataque em 2017 matou pelo menos 40 pessoas.

(Reportagem de Kinda Makieh e Firas Makdesi em Damasco e Maya Gebeily em Beirute)

To Top