Internacional

Turistas lotam zoológico chinês após vídeo de urso gerar suspeitas sobre pessoa fantasiada

Por Martin Quin Pollard

PEQUIM (Reuters) – Um zoológico na província chinesa de Zhejiang, no leste do país, está atraindo visitantes depois de um vídeo mostrar um de seus ursos em atitudes tão tipicamente humanas que internautas sugeriram que se trata de uma pessoa vestindo uma fantasia.

Segundo o veículo de imprensa local Chao News, o número de visitantes do Zoológico de Hangzhou subiu 30%, para cerca de 20 mil por dia, depois de o vídeo de um urso-malaio fêmea, chamada Angela, ter viralizado nas redes sociais chinesas no fim de semana.

“Após ver esta ursa de pé na internet, queria ver como ela parecia na vida real, então vim até aqui”, afirmou um homem chamado You, que disse ter acreditado apenas parcialmente no vídeo postado nas redes sociais. “Depois de termos visto o vídeo na internet, tomamos o trem de alta velocidade em Suzhou para ver a ursa. Viajamos a noite toda para chegar aqui. Ursos são muito fofinhos.”

O vídeo foi postado na quinta-feira e mostra a ursa totalmente em pé e esticando seu pescoço para interagir com os visitantes, antes de sentar-se. Na hora em que Angela estava em pé, internautas questionaram o que parecia ser uma fantasia.

“Se for fake, merece um Oscar de efeitos visuais”, disse um internauta na rede social Weibo.

O zoológico disse em sua rede social e em entrevistas para a imprensa local que Angela não é humana. “Nosso zoológico é público, então esse tipo de situação não ocorre”, afirmou um funcionário. “A temperatura no verão é de quase 40 graus, então se você colocasse uma fantasia não demoraria mais de alguns minutos para a pessoa desmaiar.”

(Reportagem de Martin Quin Pollard; reporetagem adicional de Jiawei Wang)

To Top