Economia

Latam Airlines vê 2023 mais forte após alta nos resultados do 2º tri

SANTIAGO (Reuters) – A Latam Airlines espera lucro líquido “recorde” em 2023, após apresentar resultados mais fortes no segundo trimestre e projeções melhoradas, disseram executivos da empresa nesta quarta-feira, buscando fortalecer a confiança dos investidores após a saída da empresa da recuperação judicial em novembro.

O diretor financeiro da companhia aérea, Ramiro Alfonsin, disse em coletiva de imprensa que a empresa teve um primeiro semestre de ano forte.

“Sem dúvida, estamos prevendo uma situação financeira muito melhor e uma lucratividade muito boa em 2023”, disse a jornalistas.

A empresa também elevou suas previsões para 2023 de lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação, amortização e custos de reestruturação ou aluguel (EBITDAR) para entre 2,35 bilhões e 2,50 bilhões de dólares, contra anteriores 2 bilhões a 2,2 bilhões de dólares.

Também aumentou suas projeções de receita para o ano para entre 11,3 bilhões e 11,6 bilhões de dólares, ante previsão de 11 bilhões a 11,5 bilhões de dólares, de acordo com relatório trimestral da empresa.

Alfonsin acrescentou que a empresa espera atingir resultados pré-pandêmicos para o ano e registrar EBITDAR recorde.

A Latam Airlines, maior companhia aérea da América do Sul, opera unidades em todo o continente, com rotas em todo o mundo.

Criada a partir da fusão da chilena LAN com a brasileira TAM em 2012, a empresa foi duramente atingida pela pausa na demanda por viagens causada pela pandemia de Covid-19 em 2020, levando-a a entrar com pedido de recuperação judicial no final daquele ano.

Ela saiu da recuperação judicial em novembro do ano passado com um plano de reorganização de 8 bilhões de dólares.

A empresa divulgou nesta quarta-feira lucro líquido de 145,25 milhões de dólares no segundo trimestre, revertendo o prejuízo do ano anterior com aumento das receitas de 2,63 bilhões de dólares.

Enquanto isso, a valorização do real deu à empresa um impulso de 26 milhões de dólares em receitas, conforme comunicado à bolsa de valores do Chile.

O resultado operacional da empresa foi de 228,5 milhões de dólares no trimestre, “impulsionado pelo bom desempenho no negócio de passageiros” e melhores custos de combustível, com os custos operacionais chegando a 2,45 bilhões de dólares.

O Departamento de Transportes dos EUA multou a companhia aérea em 1 milhão de dólares em maio, após dizer que a empresa não forneceu reembolsos oportunos aos passageiros de voos nos Estados Unidos.

A oferta medida em assentos-quilômetros oferecidos (ASK), que mede a capacidade de transporte de passageiros, está projetada para crescer de 20% a 22% neste ano em relação a 2022.

(Reportagem de Fabian Cambero e Gabriel Araujo em São Paulo)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ72005-BASEIMAGE

To Top