Saúde

Tempo seco: Dicas para se manter saudável

Rascunho automático
JoyStudio/Shutterstock.com

Tempo seco: Dicas para se manter saudável Olhos coçando, nariz sangrando, pele ressecada e desidratação são alguns sintomas comuns nessa época. Calculadora do g1 mostra quanta água você deve beber por dia.

Os dias de seca seguem castigando quem vive no Distrito Federal. Na última quinta-feira (3), Brasília registrou 16% de umidade relativa do ar, o índice mais baixo de 2023, até então. A previsão para o fim de semana é que o índice permaneça abaixo dos 20%.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade ideal é em torno de 60%, acima ou abaixo desse percentual, pode haver riscos à saúde. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste fim de semana, o índice no DF pode chegar a 15%. Já a temperatura fica entre 11 °C e 29 °C.

Olhos coçando, nariz sangrando, pele ressecada e desidratação são alguns dos sintomas mais comuns causados pela baixa umidade desta época. Alguns desses desconfortos podem ser amenizados com boa alimentação, uma maior ingestão de água e alguns cuidados dentro de casa, segundo especialistas (veja abaixo todas as dicas).

Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. Mas a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo. Para calcular quanto você deve beber, basta multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo.

Alimentação e hidratação

Segundo a nutricionista Renata Manganelli, em dias de baixa umidade é necessário reforçar a alimentação saudável.

“Investa em alimentos como frutas e verduras que contém água na composição”, recomenda a nutricionista.

Veja dez alimentos que mais contêm água e que devem ser incluídos na dieta, principalmente em períodos de seca:

Pepino: 96% de água

Alface: 96% de água

Tomate: 96% de água

Melancia: 95% de água

Morango: 92% de água

Laranja: 90% de água

Melão: 90% de água

Pêssego: 89% de água

Abacaxi: 87% de água

“Beba muita água, natural ou de coco, chás e sucos naturais. Outro ponto importante é evitar bebidas alcoólicas e gasosas pois, apesar de serem líquidos e darem a sensação de refrescância, essas bebidas têm efeito diurético e fazem o corpo perder água muito rápido”, explica Renata.

De acordo com o alergista e imunologista Celso Taques Saldanha, o aparelho respiratório é o mais afetado nesta época do ano, por conta da instabilidade climática.
“As mudanças de temperatura e o ar seco, comuns no DF, facilitam a entrada de vírus e bactérias no corpo humano”, diz o médico.

“O ar entra seco pelas narinas, ressecando e lesando o aparelho respiratório. Daí a irritação, sangramentos no nariz e todo o incomodo dessa época do ano”, aponta o alergista.

A primeira recomendação do médico é beber muita água. Umidificadores de ar e manter a casa limpa e bem ventilada também ajudam muito, segundo o especialista.

“Para a limpeza é preferível usar um pano úmido, ao invés de simplesmente varrer o chão. Também vale espalhar recipientes com água nos cômodos, ou deixar uma toalha molhada. Isso pode ajudar a reduzir o ressecamento da parte interna do nariz e melhorar a umidade do ambiente”.


Cuidados necessários com a umidade baixa

Mantenha uma boa hidratação e carregue sempre que possível uma garrafa com água
Umedeça as narinas e os olhos com soro fisiológico
Use hidratantes labiais e cremes no corpo para evitar o ressecamento da pele
Use roupas leves, bonés ou chapéus

To Top