Economia

11.11: tire dúvidas sobre taxas, troca e frete em compras na Shein, Shopee e AliExpress

Black friday, compras na internet
PopTika/SHUTTERSTOCK.COM

O dia do solteiro chinês, comemorado em 11 de novembro, virou campanha comercial no país na década de 90. Incentivando chineses sem um relacionamento amoroso a comprarem presentes para eles mesmos, o comércio começou a oferecer descontos em produtos na data. Desde 2017, a ideia tem sido promovida no Brasil, principalmente pelas empresas de origem asiática, como Shein, Shopee e AliExpress.

Mas as ofertas atrativas têm como desafio alguns receios por aqui: taxas de importação, dificuldades para devolver ou trocar mercadorias que não agradem ao chegar, e a demora para entrega. Por isso, o EXTRA perguntou às empresas como são suas políticas. Tire as dúvidas abaixo.

Taxas de importação

Shein – É certificada no programa Remessa Conforme e opera dentro das regras estabelecidas pela Receita Federal. Assim, o consumidor sabe antes de fechar a compra os tributos a serem pagos em compras internacionais, o que traz mais transparência e faz com que os pacotes cheguem mais rápido, já que um dos benefícios do programa é a liberação das encomendas de forma imediata ao chegar na Alfândega. Além disso, em compras de até 50 dólares, a Shein subsidia parcialmente o valor do ICMS para o consumidor. 

Shopee – A Shopee é um aplicativo de compras local com mais de 3 milhões de vendedores brasileiros (sinalizados com uma bandeira do Brasil), que recebem 90% dos pedidos de consumidores. Não há impostos de importação nesses casos. A emissão de nota fiscal e declaração de conteúdo ocorre normalmente, de acordo com as leis locais, e incide apenas taxa de envio. Para os consumidores que desejam comprar de vendedores internacionais (menos de 10% das compras), as notas acima de 50 dólares estão sujeitas a tributação, de acordo com as regras do Programa Remessa Conforme.

AliExpress – Implementou o Programa Remessa Conforme do governo federal. Para compras abaixo de 50 dólares, a tributação estabelecida pelo governo é 17% de ICMS. Já para compras acima de 50 dólares, é cobrado imposto de importação de 60% sobre valor total da compra, além dos 17% de ICMS, totalizando 92%.

Direito de devolução ou troca

Shein – Todos os consumidores têm direito à devolução, podendo escolher entre receber o valor do produto na carteira Shein ou o reembolso total. Saiba mais aqui.

Shopee – A Garantia Shopee é um recurso que retém o valor pago até que o consumidor receba o produto como o esperado, caso contrário, pode receber 100% do valor de volta. Os consumidores podem solicitar devolução ou reembolso diretamente no aplicativo da Shopee.

AliExpress – O cliente que quiser trocar ou devolver seus produtos pode fazer isso diretamente no app do AliExpress ou site após o recebimento do produto.

Prazo de entrega

Shein – Os produtos vendidos na plataforma podem ser tanto de fora do país como de envio nacional, por meio de produção local e marketplace, por isso, o tempo de entrega varia de acordo com a modalidade escolhida pelo consumidor.

Shopee – O prazo de entrega depende da região do consumidor e do vendedor e a informação está devidamente indicada na hora da compra. Se os dois são do mesmo estado, por exemplo, o produto chegará mais rápido.

AliExpress – No período do 11.11, terá itens selecionados com entrega em 10 dias. Além disso, no momento da compra o cliente, visualiza o prazo de entrega dos itens escolhido

To Top