Economia

Black Friday: perfume, computador e TV são os produtos que costumam ficar mais baratos, diz estudo

Black friday promoções descontos
Nelson Antoine/SHUTTERSTOCK.COM

Novembro é um mês aguardado por aqueles que gostam de aproveitar uma promoção. Apesar de a Black Friday acontecer apenas na última sexta feira do mês — neste ano, a data oficial é amanhã, dia 24 —, os descontos já começam a ser vistos ao longo de novembro, em uma espécie de “esquenta”. No entanto, é preciso ficar atento para não se empolgar com as promoções e acabar comprando produtos por preços até mais altos.

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Um estudo da XP, obtido com exclusividade pelo EXTRA, apontou quais são os itens que costumam realmente apresentar redução de preço nos dias em torno da Black Friday. Entre as categorias com descontos estão: televisores, computadores, perfumes e aparelhos de som. Mas boa parte dos produtos analisados fica até mais cara em novembro, revela o levantamento.

A pesquisa considerou dados de inflação do IBGE para calcular uma média da variação de preços de itens populares no comércio na Black Friday de outubro e novembro entre 2020 e 2022. O objetivo foi identificar as categorias com maior desconto efetivo.

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— Observamos uma redução nos preços em produtos de categorias como mobiliário e vestuário em outros meses do ano. Então, é preciso avaliar o histórico do produto que o consumidor deseja adquirir para entender se é o melhor momento de comprar — explica Alexandre Maluf, economista da XP.

Na extremidade oposta, apesar de serem um dos queridinhos da data, eletrodomésticos e acessórios registraram uma alta nos preços. O destaque em relação a menor redução no preço é do ar-condicionado, que apresenta variação de 4,5%, item que apresenta alta demanda pelo período do ano.

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Veja a inflação acumulada em outubro e novembro (média 2020-2022)

Produto para unha: – 3,0%

Perfume: -2,9%

Computador pessoal: -2,5%

Aparelho de som: -2,0%

TV, som e informática: -1,2%

Televisor: -0,3%

Aparelho telefônico: 0,1%

Produto para barba: 0,4%

Ventilador: 0,6%

Video Game (console): 0,6%

Sapato infantil: 0,7%

Produto para cabelo: 1,1%

Bolsa: 1,1%

Máquina de lavar roupa: 1,2%

Sapato masculino: 1,2%

Mochila: 1,3%

Produto para pele: 1,5%

Sapato feminino: 1,5%

Artigos de maquiagem: 1,6%

Calçados e acessórios: 1,7%

Refrigerador: 1,9%

Tênis: 2,0%

Chuveiro elétrico: 2,2%

Eletrodomésticos e equipamentos: 2,2%

Roupa infantil: 2,2%

Roupa masculina e feminina: 2,3%

Mobiliário: 2,8%

Fogão: 3,1%

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