Brasil

‘Enem dos concursos’: confira os salários para cada uma das 6,6 mil vagas

concurso publico estudo emprego vagas
Aodaodaodaod/Shutterstock.com

‘Enem dos concursos’: confira os salários para cada uma das 6,6 mil vagas O Concurso Nacional Unificado, ou “Enem dos concursos”, vai preencher 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. Há oportunidades para engenheiro, psicólogo, economista, técnico em comunicação social e vários outros cargos, com salários iniciais de até R$ 22,9 mil.

Com a prova unificada, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas (de uma mesma área de atuação) em diferentes órgãos federais, pagando uma única taxa de inscrição (entenda mais abaixo).

O edital com todos os detalhes do concurso, que deve ocorrer em fevereiro ou março de 2024, está previsto para sair no dia 20 de dezembro. A banca será a Fundação Cesgranrio.

No entanto, como o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) já divulgou as carreiras ofertadas, o g1 fez uma tabela com uma previsão dos salários iniciais dos cargos, com base na remuneração atual dos servidores públicos federais.

Veja abaixo os valores, a escolaridade exigida e o número de vagas para cada carreira.

Como vai funcionar?

Os candidatos vão pagar uma única taxa de inscrição e concorrer a várias vagas dentro de uma mesma área de atuação. Vai funcionar assim, segundo o governo:

No momento da inscrição, o candidato vai escolher uma das áreas de atuação que estarão disponíveis no edital (por exemplo: administração, agricultura, educação, políticas sociais, etc);

Depois desta escolha, o candidato deverá indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis dentro daquela área de atuação. Essa área poderá incluir oportunidades em vários órgãos diferentes;

prova será aplicada em um único dia em duas etapas: a primeira, formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda, com questões específicas e dissertativas de cada área de atuação;

Após a prova, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas etc.

Para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos;

Local das provas

As provas do “Enem dos concursos” serão realizadas em 180 cidades brasileiras. Para definir esses locais, foram selecionados municípios com mais de 100 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Caso o município selecionado não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades próximas, segundo a comissão organizadora.

Cronograma

  • Publicação do decreto:29/09/2023
  • Indicativo de adesão dos órgãos: 29/09/2023
  • Edital do concurso publicado: 20/12/2023
  • Concurso realizado: até março/2024
  • Resultado final da etapa unificada: até maio/2024
  • Cursos de formação quando cabível: até julho/2024
  • Posse de novos servidores: até agosto/2024

Fonte G1

To Top