Benefícios

O que fazer se perdeu a CNH

CNH digital Detran
rafapress/Shutterstock.com

O que fazer se perdeu a CNH Nas simpatias para a virada do ano estão previstos vários tipos de pedido, como sucesso, prosperidade, saúde… O difícil mesmo é proteger a carteira durantes as festividades. Em meio a abraços, comemorações e rituais de passagem lá se vão os documentos, cartões e dinheiro. E caso a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja um dos itens perdidos ou roubados, é preciso requerer a segunda via da identificação. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) explica o passo a passo para quem precisa solicitar a segunda via da CNH, já que muitos motoristas utilizam a habilitação como documento de identificação. Além disso, há quem ainda não aderiu à versão digital , disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

No ano de 2022, de janeiro a novembro, 171.497 condutores solicitaram a segunda via da CNH. Já em 2023, esse total chegou a 149.951 emissões de segunda via, de janeiro a novembro, o que representa uma diminuição de 12,5%. A solicitação da segunda via da CNH pode ocorrer por roubo, furto, perda ou quando o documento atual está em mau estado de conservação. Para quem ainda não perdeu e quer fazer a versão digital da habilitação basta baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito via Apple Store ou Google Play e fazer o cadastro. Mais informações: www.detran.sp.gov.br/habilitação.

A segunda via pode ser solicitada pela internet, por meio do site do Detran-SP. Quem não tiver cadastro para acesso ao site do Detran-SP ou preferir realizar o procedimento pessoalmente, também é possível via agendamento. Via internet, após inserir login e senha, o condutor acessa o serviço “Emitir a 2ª via da CNH” e nessa etapa confere os dados e insere a informação sobre qual é a categoria da sua CNH.

Após o pagamento da taxa de R$ 127,69, que já inclui o envio do documento pelos correios, em até um dia útil o documento digital já estará disponível e a CNH física em até 14 dias. A data de validade da nova via da CNH será a mesma do documento anterior, caso esteja próximo de vencer, antes mesmo dos 30 dias, já é possível realizar a solicitação de renovação. Nesse caso, vale mais a pena solicitar a renovação ao invés da segunda via.

Passo-a-passo para emissão da segunda via da CNH:

Fazer a solicitação no site do Detran-SP, com acesso via login e senha, ou presencialmente, agendando o atendimento em uma unidade do Poupatempo;

Realizar o pagamento da taxa de emissão da segunda via;

Em até um dia útil, o acesso ao documento digital estará disponível;

Em até 14 dias, o documento físico será entregue via correios.

Link para solicitar a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH): www.detran.sp.gov.br/solicitacao2viaCNH

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando gradualmente a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

To Top