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Metade dos pedidos realizados não tem conclusão na primeira etapa pelo INSS

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Metade dos pedidos realizados não tem conclusão na primeira etapa pelo INSS Instituto orienta segurados a agilizar processos.

Uma pesquisa conduzida pelo setor de Reconhecimento de Direitos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aponta que mais da metade dos pedidos de benefícios não são finalizados na primeira avaliação.

Esse cenário se deve, em grande parte, à abertura de processos sem a inclusão dos documentos essenciais, como RG, CPF e comprovante de residência, além das documentações específicas exigidas para a concessão de determinados benefícios. A lista de anexos necessários é disponibilizada virtualmente pelo aplicativo Meu INSS no momento da abertura do processo.

Segundo o instituto, a implementação do Atestmed, procedimento que elimina a necessidade de agendamento de perícia médica, refletiu “um notável crescimento nas avaliações de pedidos de benefícios por incapacidade temporária”.

Dados oficiais da autarquia revelam que, no mês de novembro de 2023, foi registrado um incremento de expressivos 26,99% no volume de análises de solicitações do antigo auxílio-doença, em comparação com o mesmo período em 2022.

Sucesso na análise de direitos demanda atenção no envio da documentação

Ao receber o processo em seus sistemas internos, o servidor realiza uma análise inicial de toda a documentação anexada pelo segurado por meio dos canais remotos do INSS. Quando há documentos faltantes, é necessária a emissão da primeira exigência, com um prazo de 30 dias para cumprimento. Vale ressaltar que cada nova exigência estende ainda mais o tempo necessário para a conclusão do processo.

Elaine Galvão, chefe da Seção de Análise de Reconhecimento de Direitos ligado à Gerência-Executiva de Curitiba, destaca que muitos processos são indeferidos devido à não conformidade com as exigências, o que complica o trabalho dos Técnicos do Seguro Social e, ao mesmo tempo, atrasa a concessão do benefício ao segurado.

“Se a pessoa não conseguir fornecer todos os documentos, que pelo menos acompanhe os canais de comunicação do INSS pela internet para evitar indeferimentos por falta de manifestação do segurado”, orienta.

Orientações aos segurados

A recomendação para os segurados é que, após a abertura do processo, permaneçam ativos nos canais remotos, acompanhando os comunicados do INSS.

O cumprimento de exigências por meio eletrônico pode ser realizado diretamente pelo aplicativo ou site do Meu INSS. Basta digitalizar ou fotografar os documentos originais e anexá-los ao processo, preferencialmente em cores e de maneira legível.

Além disso, os segurados têm a opção de agendar para cumprir as exigências em uma das Agências da Previdência Social (APS), sendo o agendamento possível pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. Fonte: Extra Globo

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