Benefícios

Farmácia Popular oferece para quem absorventes gratuitos em 2024: veja como pedir

Farmacia Popular
Foto Reprodução

Farmácia Popular oferece para quem absorventes gratuitos em 2024: veja como pedir Governo federal distribui item a mulheres em situação de vulnerabilidade social; veja os critérios para ter acesso ao benefício.

O governo federal começou a distribuir absorventes para a população em situação de vulnerabilidade social. Os produtos estarão disponíveis em mais de 31 mil unidades credenciadas no programa Farmácia Popular, segundo o Ministério da Saúde. Para ter direito ao benefício, a pessoa deve fazer parte de grupos que vivem abaixo da linha da pobreza e estão matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. 

O programa é direcionado para brasileiras e estrangeiras que vivem no Brasil, têm entre 10 e 49, estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e possuem renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. O benefício é estendido às mulheres em unidades do sistema prisional. A estimativa do Ministério da Saúde é de que 24 milhões de pessoas sejam contempladas.

Para estudantes das instituições públicas de ensino, a renda familiar mensal por pessoa é de até meio salário mínimo (R$ 706). Não há limite de renda para mulheres em situação de rua.

Como retirar o absorvente

Quem preencher todos os critérios e desejar receber o benefício precisa apresentar um documento de identificação pessoal com número do CPF e a Autorização do Programa Dignidade Menstrual – pode ser em formato digital ou impresso e pode ser gerada pelo aplicativo ou no site do Meu SUS Digital (nova versão do aplicativo Conecte SUS). O documento tem validade de 180 dias. No caso de menores de 16 anos, um responsável legal deverá fazer a retirada do absorvente.

O governo federal informa que as orientações sobre o programa podem ser obtidas pelo Disque Saúde 136. Caso haja dificuldade de acessar o sistema, procure uma UBS.

Absorventes podem ser retirados nas unidades da Farmácia Popular

Pessoas em situação de rua podem procurar auxílio nos centros de referência da assistência social, centros de acolhimento e equipes de Consultório na Rua. No caso das detentas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública coordenará a distribuição diretamente nas unidades prisionais.

A medida do governo federal faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual. Participam da iniciativa os ministérios da Saúde, das Mulheres, Direitos Humanos e Cidadania, Justiça e Segurança Pública, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e Educação.

O Ministério da Saúde emitiu uma nota afirmando que a ação contribui para o combate às desigualdades causadas pela pobreza menstrual e configura “um importante avanço para garantir o acesso à dignidade menstrual”.

“A menstruação é um processo natural, que ocorre em todo o mundo com, pelo menos, metade da população. Ainda assim, dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que a pobreza menstrual, associada aos tabus que ainda cercam essa condição, podem ocasionar evasão escolar e desemprego. No Brasil, uma a cada quatro meninas falta à escola durante o seu período menstrual e cerca de quatro milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar (acesso a absorventes, banheiros e sabonetes).” Fonte: R7

To Top