Benefícios

Prova de vida do INSS é usada por criminosos para aplicar golpes

MEU INSS
JPCarnevalli/shutterstock.com

Aposentados e pensionistas devem redobrar a atenção diante de um golpe que ressurgiu, envolvendo a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O esquema fraudulento tem se espalhado pelo país, levando o INSS a emitir um alerta aos segurados.

Os golpistas entram em contato por telefone, mensagens de WhatsApp e SMS, fingindo serem representantes do INSS. Eles solicitam que a vítima forneça informações pessoais e bancárias, além de enviar uma foto e cópia de documentos digitalizados. Com esses dados, executam fraudes financeiras.

O INSS enfatiza que nunca solicita dados pessoais diretamente aos segurados nem pede o envio de documentos por esses meios. Segundo Washington Barbosa, especialista em Previdência, todas as informações necessárias já estão em posse do órgão.

Para se proteger, é essencial não compartilhar informações pessoais. Em caso de dúvida, o segurado deve desligar a ligação e contatar o INSS diretamente pelo número 135.

Dicas para se Proteger de Golpes envolvendo o INSS:

Evite clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou email.
O número de SMS oficial do INSS é 280-41.
Confirme qualquer solicitação pelos canais oficiais: Meu INSS (aplicativo ou site) ou telefone 135.
Utilize apenas os canais oficiais para agendar serviços ou enviar documentos.
Mantenha seus dados de contato atualizados nos canais oficiais.
Monitore seu CPF regularmente para detectar possíveis usos indevidos.
Mudanças na Prova de Vida em 2023:

A prova de vida do INSS sofreu alterações em janeiro de 2023. Agora, é o governo quem verifica se o segurado está vivo, ao invés do contrário.

Beneficiários de longa duração, como aposentados e pensionistas, precisam realizar o recadastramento anualmente. Anteriormente, a prova de vida era feita no banco onde recebiam o pagamento, mas agora o INSS utiliza informações de outros órgãos públicos para confirmar a situação do segurado, como empréstimos consignados, comparecimento às eleições, vacinação, entre outros.

To Top