Benefícios

Veja as exigências para aposentadorias do INSS

previdencia social inss
Fernando Kazuo/ Shutterstock.com

Trabalhadores que estão se aproximando da aposentadoria devem estar cientes das novas exigências estabelecidas pela reforma da Previdência que entrarão em vigor a partir de 2024.

De acordo com as novas regras, as mulheres precisarão se aposentar com uma idade mínima de 62 anos e pelo menos 15 anos de contribuição, enquanto para os homens serão exigidos 65 anos de idade e 20 anos de contribuição.

Para aqueles que já contribuíam com o INSS antes da reforma de 2019, o governo implementou um regime de transição que prevê alterações anuais até 2031 nas regras de aposentadoria. Veja o que está programado para mudar em 2024:

Aumento da Idade Mínima: As mulheres precisarão ter pelo menos 58 anos e 6 meses, enquanto os homens deverão ter 63 anos e 6 meses para solicitar a aposentadoria.

Tempo Mínimo de Contribuição: As mulheres deverão contribuir por no mínimo 30 anos, enquanto para os homens o tempo mínimo será de 35 anos.

Regra dos Pontos: A pontuação mínima necessária será de 91 para mulheres e de 101 para homens, calculada com base na soma da idade com o tempo de contribuição.

Além disso, existem cinco regras de transição específicas da reforma da Previdência, cada uma com suas próprias nuances e requisitos:

Tempo de Contribuição + Idade Mínima
Por Idade
Pedágio de 50%
Pedágio de 100%
Regra dos Pontos
Essas regras foram criadas para facilitar a transição entre as exigências antigas e as novas da aposentadoria.

O INSS disponibiliza uma calculadora online para ajudar os segurados a entenderem melhor suas opções de aposentadoria, considerando as mudanças na legislação previdenciária. A ferramenta permite simular diferentes cenários antes e depois da reforma da Previdência.

Para acessar o simulador, basta entrar no Meu INSS, informar seu CPF e senha, e buscar por “Simular Aposentadoria”. As simulações estarão disponíveis para todas as regras, tanto antes quanto depois da reforma da previdência.

To Top