Benefícios

INSS permite revisão da pensão por Morte?

INSS previdência Golpes
Renato P Castilho/Shutterstock.com

Para muitos beneficiários da pensão por morte, surge a dúvida sobre a possibilidade de revisão do valor pago pelo INSS. Diante disso, vamos examinar minuciosamente esse assunto, esclarecendo quem tem direito, como é feito o cálculo desse benefício e quais são as opções de revisão disponíveis.

O Conceito da Pensão por Morte:

A pensão por morte é um benefício destinado aos dependentes do segurado do INSS que falece. Sua finalidade é proporcionar apoio financeiro aos familiares deixados pelo segurado, auxiliando-os na manutenção do sustento e na reorganização financeira após a perda.

Quem São os Dependentes?

Segundo a lei 8.213/1991, são considerados dependentes cônjuges, companheiros, filhos, pais, mães e irmãos do segurado falecido, divididos em três classes prioritárias.

Cálculo da Pensão por Morte:

Após a Reforma da Previdência de 13/11/2019, houve alterações no cálculo da pensão por morte. Anteriormente, os dependentes tinham direito a 100% do valor da aposentadoria do falecido. Após a reforma, recebem 50% desse valor, com adição de 10% por dependente.

Possíveis Revisões da Pensão por Morte:

Revisão da Vida Toda: Recalcula o valor considerando todos os salários do segurado, inclusive os anteriores a julho de 1994.

Revisão da Lei 13.135/2015: Corrige pensões afetadas por decreto que reduziu o valor do benefício, posteriormente revogado.

Revisão do Artigo 29: Revisa benefícios calculados incorretamente entre 17/04/2002 e 29/10/2009, que utilizaram 100% dos salários de contribuição.

Revisão do Teto: Busca adequar benefícios concedidos entre 05/04/1991 e 31/12/2003 aos limites mais vantajosos.

Prazo para Revisão da Pensão por Morte:

O requerimento de revisão deve ser feito dentro do prazo decadencial de 10 anos, contados a partir da concessão da pensão ou do benefício original.

To Top