Benefícios

57 nos com 20 anos de contribuição no INSS: Como dar entrada em um pedido de aposentadoria?

INSS Aposentadorias
Sidney de Almeida/Shutterstock.com

57 nos com 20 anos de contribuição no INSS: Como dar entrada em um pedido de aposentadoria? Este guia explora todas as possibilidades e regras para quem está nessa faixa etária e tempo de serviço.

Opções de Aposentadoria aos 57 Anos

  1. Regra de Transição da Aposentadoria por Pontos: Esta regra considera a soma da idade e do tempo de contribuição, sem exigir uma idade mínima específica. Por exemplo, em 2022, um homem com 57 anos precisaria ter 42 anos de contribuição para alcançar os 99 pontos necessários.
  2. Regra de Transição do Pedágio de 50%: Exige que o segurado esteja a menos de 2 anos de se aposentar na Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Isso implica que, em 2022, um homem com 57 anos teria que começar a trabalhar desde os 21 anos para se aposentar com esta regra.
  3. Regra de Transição da Idade Progressiva: Destinada apenas às mulheres, exige uma idade e tempo de contribuição específicos que aumentam gradualmente. Por exemplo, em 2022, uma mulher com 57 anos e 6 meses precisaria ter começado a trabalhar aos 27 anos e 6 meses para se aposentar com esta regra.
  4. Regra de Transição da Aposentadoria Especial: Para trabalhadores expostos a condições insalubres ou perigosas, esta regra permite a aposentadoria com menos tempo de contribuição. Por exemplo, em 2022, um segurado com 57 anos e 15 anos de atividade especial poderia se aposentar.

Opções com 20 Anos de Contribuição

  1. Regra de Transição da Aposentadoria por Idade: Esta regra permite a aposentadoria com 15 anos de contribuição e uma idade mínima. Por exemplo, um homem aos 65 anos e uma mulher aos 61 anos e 6 meses poderiam se aposentar com esta regra.
  2. Regra de Transição da Aposentadoria Especial: Para atividades especiais, a pontuação pode ser alcançada com menos tempo de contribuição. Por exemplo, um segurado com 57 anos e 15 anos de atividade especial de grau alto poderia se aposentar.

Estudo de Caso: Everton

Everton, aos 57 anos, com 20 anos de contribuição, ainda não preenche os requisitos para a aposentadoria. Suas opções dependem de acumular mais tempo de contribuição ou se enquadrar em regras específicas de transição.

Este guia oferece uma visão abrangente das opções disponíveis para aqueles na mesma situação que Everton, fornecendo clareza sobre os passos necessários para uma aposentadoria bem-sucedida.

To Top