Benefícios

Como acontece a renovação de documentos pelo Detran

Carros Detran
PanuShot/Shutterstock.com

Como acontece a renovação de documentos pelo Detran Adiar a renovação de documentos de trânsito, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o licenciamento de veículos, pode resultar em consequências indesejáveis, incluindo multas e até a apreensão do veículo. O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) destaca a importância de manter essas documentações atualizadas, especialmente antes de períodos festivos como o Carnaval, quando muitos deixam para resolver pendências de última hora.

Em resposta à demanda por maior conveniência e menor burocracia, o Detran-SP vem investindo na digitalização de seus serviços. Atualmente, o órgão oferece 71 serviços online através do seu portal (www.detran.sp.gov.br) e mais 37 serviços pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), via acesso para usuários externos.

A transformação digital tem sido bem recebida pelos cidadãos de São Paulo, com um aumento de 30,1% na procura por serviços digitais em 2023. Notavelmente, a renovação digital da CNH representou 89,7% do total de renovações, evidenciando uma preferência clara pela comodidade dos serviços online.

Serviços Principais e Como Acessá-los:

  • Renovação da CNH: Acessível pelo portal do Detran-SP, Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), ou pelo app Poupatempo Digital, facilitando a atualização da habilitação sem sair de casa.
  • Licenciamento: Requer o pagamento de débitos pendentes do veículo e pode ser feito via Pix ou em bancos conveniados. O documento eletrônico é então acessível através do portal do Detran-SP, portal de serviços da Senatran ou pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT).
  • Alteração de Endereço do Condutor: Disponível no portal do Detran-SP, esse serviço permite a atualização do endereço de forma gratuita, exigindo apenas que o condutor seja titular de uma conta de consumo no novo endereço.
  • Recursos de Penalidades: Oferece a possibilidade de recorrer contra multas pela internet, começando pelo registro de recurso na JARI após recebimento da notificação de penalidade.

Sobre o Detran-SP:

Comprometido com a segurança no trânsito e a preservação da vida, o Detran-SP continua a avançar em sua missão de promover um trânsito mais seguro. A digitalização dos serviços visa não apenas a conveniência, mas também a eficiência, com 93% dos atendimentos agora realizados digitalmente. Como responsável por 28% da frota brasileira, o Detran-SP é uma autoridade crucial na gestão de trânsito, enfatizando a importância de manter os documentos de veículos e condutores regularizados.

To Top