Benefícios

‘Pé-de-Meia’ beneficia estudantes da rede pública sem necessidade de cadastro

INSS dinheiro FGTS Pis
Alison Nunes Calazans/Shutterstock.com

O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma facilitação significativa para estudantes do ensino médio da rede pública interessados em receber apoio financeiro através do programa ‘Pé-de-Meia’. Para serem elegíveis aos benefícios, os alunos apenas precisam estar regularmente matriculados, ter idade entre 14 e 24 anos e pertencer a famílias beneficiárias do Bolsa Família, sem a necessidade de um cadastro prévio para o programa.

O ‘Pé-de-Meia’ é uma estratégia do governo federal para combater a evasão escolar, oferecendo incentivos financeiros a partir do final de março. A identificação dos beneficiários será realizada por meio da análise integrada de dados educacionais e informações do Bolsa Família fornecidas pelos governos locais.

Os incentivos financeiros do programa incluem:

Incentivo Matrícula: um impulso para alunos que se matriculam no ensino médio;
Incentivo Frequência: recompensa pela assiduidade às aulas;
Incentivo Conclusão: um estímulo adicional ao concluir o ensino médio.
Adicionalmente, os estudantes que participarem das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são elegíveis para o Incentivo-Enem, com valores variando conforme o incentivo. Por exemplo, para o Incentivo-Matrícula, é possível receber R$ 200, com os pagamentos programados para o período de 26 de março a 7 de abril.

Atualizações ou correções nos dados dos estudantes feitas pelos sistemas educacionais ou instituições federais até 14 de junho podem levar ao pagamento dos incentivos até 1º de julho de 2024. Essa iniciativa visa proporcionar suporte financeiro aos estudantes, incentivando a permanência e a conclusão dos estudos no ensino médio público.

To Top