Benefícios

Situação do benefício liberado pelo INSS pode ser verificada?

meu inss cnis aposentadoria
Brenda Rocha - Blossom / Shutterstock.com

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entidade responsável pelo processamento e pagamento de aposentadorias e outros benefícios aos trabalhadores brasileiros, exceto servidores públicos, exige contribuições mensais dos trabalhadores como condição para o acesso a esses benefícios. A CAIXA Econômica Federal atua como o principal agente pagador desses benefícios, sob a supervisão do Ministério do Trabalho e Previdência, com os fundos provenientes do orçamento federal.

Elegibilidade para Benefícios do INSS
Os benefícios do INSS são acessíveis a todos os segurados da Previdência Social que tenham 16 anos ou mais, bem como a seus procuradores, tutores ou representantes legais autorizados. Os beneficiários têm a opção de nomear procuradores para gerenciar o recebimento de seus benefícios junto ao INSS.

Obrigação de Prova de Vida
Para assegurar a continuidade do recebimento dos benefícios, o INSS exige que os beneficiários realizem a prova de vida anualmente, conforme estabelecido pela Portaria MTP nº 220, de 2 de fevereiro de 2022.

Verificação do Status do Benefício
Os beneficiários podem consultar o status de seus benefícios por meio da central de atendimento da CAIXA, pelo telefone 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. Além disso, o aplicativo CAIXA Trabalhador permite aos usuários verificar detalhes sobre suas parcelas de benefício, incluindo a data da última prova de vida realizada e o cronograma de pagamentos. É necessário fornecer o número do benefício, CPF e data de nascimento para acessar essas informações por meio da Central de Atendimento CAIXA ao Cidadão.

Informações Disponibilizadas pelo Atendimento Eletrônico do INSS
O sistema eletrônico do INSS fornece várias informações, como o status atual do benefício, orientações sobre a portabilidade do benefício e detalhes sobre a prova de vida, incluindo a data da última realização e sua validade.

Procedimentos para Saque do Benefício
Os saques podem ser feitos em caixas eletrônicos da CAIXA, unidades lotéricas ou correspondentes CAIXA AQUI, utilizando o cartão previdenciário e senha. Para saques em agências da CAIXA, é necessário apresentar um documento de identificação com foto. Beneficiários com contas na CAIXA têm vantagens adicionais, como a facilidade de movimentação dos fundos por meio do cartão da conta e acesso a condições especiais em produtos de crédito.

Beneficiários do INSS podem designar um procurador para realizar saques em seu nome, garantindo assim a gestão adequada de seus benefícios.

To Top