X

Como acessar o certificado digital de vacinação da Covid-19?

Fotomay/Shutterstock.com

A nova era digital trouxe consigo um marco significativo na saúde pública brasileira, especialmente no combate à pandemia da COVID-19. O Governo, através do Ministério da Saúde, estabeleceu um sistema inovador que permite aos cidadãos brasileiros obterem o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 de maneira simplificada. Este certificado é um testemunho crucial da vacinação do indivíduo, facilitando o acesso a informações vitais sobre o status de vacinação contra o coronavírus.

Este sistema digital, acessível via plataforma Conecte SUS Cidadão, oferece a opção para os usuários de visualizar, salvar e até imprimir seu certificado de vacinação. A obtenção do certificado é possível após a inserção do registro de vacinação nos sistemas de informação que estão integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), como o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), o Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde, entre outros definidos pelas autoridades estaduais e municipais.

A importância do Certificado Nacional de Vacinação estende-se além das fronteiras do Brasil, sendo reconhecido por diversos países como um documento válido de comprovação de vacinação para viajantes internacionais, apesar da ausência de uma regulamentação internacional padronizada.

Relacionadas

O processo para adquirir este documento é direto. Após receber a dose necessária da vacina, seja ela única ou em duas etapas, dependendo do tipo de imunizante, o registro da vacinação é efetuado por um profissional de saúde. Este registro, então, é enviado à RNDS, permitindo que os dados sejam automaticamente disponibilizados no Conecte SUS, onde o cidadão pode emitir seu certificado digitalmente.

Além da possibilidade de acompanhar o registro de vacinação online, os cidadãos podem se comunicar diretamente com o suporte do Conecte SUS em caso de dúvidas ou problemas técnicos, tanto pela web quanto por meio de aplicativos disponíveis na Google Play Store e na Apple Store.

A emissão do certificado pode ser realizada em poucos passos simples através do Conecte SUS Cidadão, marcando um avanço significativo na forma como os dados de saúde são gerenciados e acessados no país.