Brasil

29 novos municípios na lista do Ministério da Saúde podem receber vacinas contra a dengue

Vacina Dengue
Foto Reproducao

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da sua campanha de vacinação contra a dengue, com a inclusão de mais 29 municípios na distribuição das doses nos próximos dias. Esse esforço faz parte de um plano maior que visa atender 521 municípios até meados de março, dos quais 492 já receberam o imunizante. A vacinação iniciada neste mês foca inicialmente em crianças de 10 e 11 anos, com previsão de extensão para adolescentes de 12 a 14 anos residentes nesses locais até o final do ano.

Os municípios selecionados para a primeira fase da campanha estão em áreas com alta prevalência do sorotipo 2 da dengue, conhecido por provocar formas mais severas da doença. A escolha dessas regiões reflete um esforço para concentrar os recursos onde eles são mais necessários, devido às limitações na produção e disponibilidade da vacina Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda.

Esta iniciativa faz parte de um plano ambicioso para integrar a vacinação contra a dengue ao portfólio de serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a expectativa de distribuição aumentar progressivamente. Para este ano, o Ministério da Saúde adquiriu 5,2 milhões de doses da vacina, e planeja expandir a compra para 9 milhões de doses em 2025.

A introdução da vacina Qdenga, que recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023, marca um avanço significativo na luta contra a dengue no Brasil. Em dezembro passado, foi confirmada sua incorporação ao SUS, uma medida comemorada especialmente nos estados que declararam situação de emergência devido ao surto da doença, incluindo Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e Distrito Federal.

To Top