Benefícios

São Paulo lança benefício de Transporte Gratuito para desempregados em busca de recolocação profissional

metro transporte publico
Foto: Diogo Moreira/MCW - Governo do Estado de São Paulo

Em uma iniciativa inovadora, o governo do estado de São Paulo, em colaboração com as companhias de transporte público, anunciou um novo benefício voltado exclusivamente para os desempregados. A medida tem como objetivo facilitar o acesso a entrevistas de emprego e processos seletivos, eliminando o custo do transporte como barreira para aqueles em busca de uma nova oportunidade de trabalho.

Como Funcionará o Benefício de Transporte Gratuito:

A partir desta semana, indivíduos desempregados poderão utilizar ônibus, trens e metrôs sem custo, dentro de um período específico após a demissão. A política visa abranger a ampla região metropolitana de São Paulo, onde os custos de deslocamento podem representar um desafio significativo para quem está sem emprego.

Critérios de Elegibilidade e Duração:

  • Trens e Metrôs: Disponível para pessoas demitidas entre 30 e 180 dias, com uma validade de 90 dias para a gratuidade, sem possibilidade de renovação.
  • Ônibus Intermunicipais: Focado nos moradores do ABC paulista e áreas específicas de São Paulo e Mauá, para quem foi demitido entre 60 a 180 dias, oferecendo 28 dias corridos de gratuidade.

Processo de Emissão da Carteira de Gratuidade:

Para aproveitar o transporte gratuito, os interessados devem obter a carteira de gratuidade, disponível em postos específicos de emissão. Em 2023, mais de 24 mil pessoas já se beneficiaram do acesso gratuito aos trens e metrôs, enquanto a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) emitiu 142 credenciais para uso em ônibus intermunicipais.

  • CPTM e Metrô: Os solicitantes devem comparecer ao posto de emissão com documentos como RG, CPF, carteira de trabalho e documento de rescisão do último contrato de trabalho.
  • EMTU: A solicitação pode ser feita por telefone, com horário específico para atendimento.

Impacto e Expectativas:

Essa iniciativa é um passo significativo para suportar a recolocação profissional de desempregados, minimizando uma das principais dificuldades enfrentadas por quem busca emprego. O governo de São Paulo espera que essa medida não apenas ajude no acesso a oportunidades de trabalho mas também incentive uma maior participação nos processos seletivos, contribuindo para a redução da taxa de desemprego no estado.

To Top