Benefícios

Aos 65 anos de idade, como fazer para dar entrada em um pedido de aposentadoria pelo INSS?

previdencia social meu inss
edusma7256 / Shutterstock.com

Aos 65 anos de idade, como fazer para dar entrada em um pedido de aposentadoria pelo INSS? Atingir os 65 anos é um marco significativo na trajetória de muitas pessoas, especialmente quando se pensa em aposentadoria. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece diversas opções para aqueles que alcançam essa idade e desejam dar esse passo importante.

Quem Pode se Aposentar aos 65 Anos?

A elegibilidade para a aposentadoria aos 65 anos varia de acordo com o gênero e o tempo de contribuição. Para uma visão geral:

  • Homens precisam ter 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.
  • Mulheres precisam ter 62 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Cálculo da Aposentadoria por Idade

O benefício é calculado com base na média dos salários de contribuição desde julho de 1994, com um percentual que aumenta conforme o tempo de contribuição. Por exemplo, considerando João, com 65 anos e 22 anos de contribuição, ele poderia se aposentar com um benefício correspondente a 64% da média dos seus salários de contribuição.

Regras de Transição para Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Para aqueles que buscam a aposentadoria por tempo de contribuição, há quatro regras de transição estabelecidas pela Reforma da Previdência, com critérios de pontos e idade progressiva:

  • Homens precisam atingir 100 pontos (idade + tempo de contribuição) e ter 35 anos de contribuição.
  • Mulheres precisam atingir 90 pontos (idade + tempo de contribuição) e ter 30 anos de contribuição.

Direito Adquirido às Regras Anteriores

Aqueles que tinham direito adquirido antes da entrada em vigor da Reforma da Previdência, em novembro de 2019, podem optar pelas regras antigas, que podem ser mais vantajosas. Por exemplo, para aposentadorias por idade, homens precisam de 65 anos e 15 anos de contribuição, enquanto mulheres precisam de 60 anos e 15 anos de contribuição.

To Top