Benefícios

Dúvidas sobre a CNH Digital liberada pelo Detran

CNH Digital
Lais Monteiro/shutterstock.com

Se você tem dúvidas sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital, estamos aqui para esclarecer! Confira as informações mais importantes sobre esse serviço do Detran:

O que é a Carteira Digital de Trânsito?

A Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo que reúne documentos digitais do cidadão brasileiro. Atualmente, os documentos disponíveis são a CNH Digital e o CRLV Digital (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Onde o aplicativo Carteira Digital pode ser instalado e executado?

O aplicativo funciona apenas em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que possuam os sistemas operacionais iOS (versão igual ou superior a 10) ou Android (versão igual ou superior a 4.0.3).

Quem pode utilizar a Carteira Digital de Trânsito?

Qualquer pessoa brasileira ou estrangeira que possua ou venha a possuir a CNH ou o CRLV pode utilizar a Carteira Digital de Trânsito.

A Carteira Digital de Trânsito é segura?

Sim. Os documentos da Carteira Digital de Trânsito possuem um QR Code que garante sua autenticidade, além de uma assinatura digital (P7S) que confere validade jurídica ao documento.

Como posso verificar se um documento da Carteira Digital de Trânsito é autêntico?

Para verificar a autenticidade de um documento da Carteira Digital de Trânsito, basta fazer a leitura do QR Code utilizando o aplicativo Vio, disponível para Android e iOS.

As vantagens da Carteira Digital de Trânsito:

  • Praticidade: A CNH e o CRLV Digitais estão disponíveis no celular, oferecendo a mesma validade do documento em papel.
  • Segurança: Os documentos digitais possuem dados criptografados e assinatura digital, evitando fraudes.
  • Utilidade: O aplicativo permite gerar um PDF dos documentos, com a mesma validade jurídica, que pode ser utilizado em serviços de governo eletrônico ou situações privadas que exijam identificação.
  • Economia: O cidadão economiza com impressões, autenticações e digitalizações de cópias ao encaminhar o PDF para órgãos públicos e empresas.

Como posso me cadastrar para acessar a Carteira Digital de Trânsito?

Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (disponível para iOS e Android) e faça o cadastro. O cadastro também pode ser feito no Portal de Serviços do DENATRAN. Após o cadastro, será enviado um link para o e-mail informado, onde você deverá acessá-lo para ativar sua conta.

Os documentos podem ser acessados sem conexão com a internet?

Sim. Após a inclusão dos documentos, tanto a CNH Digital quanto o CRLV Digital ficam disponíveis off-line e podem ser acessados apenas com a senha de quatro dígitos.

E se o agente não aceitar o documento digital?

A Carteira Digital de Trânsito deve ser aceita, pois é um documento oficial. Caso o agente se recuse, é possível registrar uma ocorrência no Órgão de Trânsito ou no DENATRAN.

Quais são as resoluções do CONTRAN sobre a CNH e o CRLV Digital?

As resoluções do CONTRAN que tratam da CNH e do CRLV Digital são a RESOLUÇÃO Nº 687/2017, RESOLUÇÃO Nº 684/2017, RESOLUÇÃO Nº 598/2016 e a RESOLUÇÃO Nº 720/2017. Você pode conferir todas as resoluções do CONTRAN no site do DENATRAN.

E se meu celular for roubado?

A Carteira Digital de Trânsito é protegida por uma chave de acesso e os dados são criptografados. Você pode desconectar o dispositivo no Portal de Serviços do DENATRAN para remover os documentos do dispositivo roubado.

To Top