Benefícios

Entenda como é o uso do IPVA pago por motoristas

detran renavam ipva cnh
Fotografia de MixVale.com.br

Anualmente, o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) levanta questionamentos sobre a aplicação desses recursos. Diferente do que muitos imaginam, o IPVA não é exclusivamente direcionado para a manutenção de vias públicas. Na realidade, ele representa uma importante fonte de receita para o estado, com múltiplas finalidades.

IPVA e a Flexibilidade de Uso pelo Estado

Douglas Mota, especialista em Direito Tributário, esclarece que a Constituição Federal determina que os estados são responsáveis pela instituição do IPVA, sem designar uma finalidade específica para a arrecadação. Essa flexibilidade permite que o imposto seja empregado em diversas áreas essenciais, tais como Educação, Saúde e Segurança, além de contribuir para o pagamento de servidores e fornecedores.

Impacto do IPVA na Arrecadação Estadual

Segundo Thompson Lemos, subsecretário de Receita da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-RJ), o IPVA não se limita ao financiamento de obras em ruas e rodovias. Em 2019, por exemplo, o imposto representou 4% das receitas brutas do Rio de Janeiro, enquanto o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ocupou a liderança, com 53% da arrecadação.

Rateio do IPVA entre Prefeituras

A legislação atual estabelece que metade do valor arrecadado com o IPVA deve ser destinada às prefeituras do estado, de acordo com o local de emplacamento do veículo. No último ano, isso resultou no repasse de R$ 1,56 bilhão aos municípios fluminenses, reforçando o caixa das administrações locais para investimentos em infraestrutura e serviços públicos.

Taxas com Destinação Específica

Embora o IPVA não possua uma finalidade específica, outras taxas, como a de incêndio, são vinculadas diretamente a serviços determinados, como o reequipamento do Corpo de Bombeiros. Essa diferenciação entre impostos e taxas evidencia o leque de opções que os entes federativos têm para financiar suas atividades.

To Top