São Paulo

Polícia prende líderes de esquema internacional de celulares roubados em São Paulo

Polícia prende líderes de esquema internacional de celulares roubados em São Paulo
Foto Polícia Civil

Em uma ação decisiva contra o comércio ilegal de tecnologia, a Polícia Civil de São Paulo realizou a prisão de dois indivíduos acusados de serem os principais exportadores de celulares roubados e furtados na capital. A operação, ocorrida nesta quarta-feira, desmantelou um significativo ponto de comércio ilegal localizado na Rua Guaianases, área central da cidade, próxima à região conhecida como Cracolândia.

Centenas de dispositivos móveis foram apreendidos no local, conhecido entre as autoridades e cidadãos como o “ninho dos celulares” roubados, devido à grande quantidade de aparelhos ilícitos comercializados ali. A investigação revelou que, ao longo de cinco anos, os detidos movimentaram mais de 10 milhões de reais em operações de compra e venda de celulares adquiridos de forma ilícita.

Curiosamente, apesar de serem brasileiros, com origens em Foz do Iguaçu, os acusados têm ascendência árabe e estavam vinculados a uma organização criminosa composta por senegaleses. Este detalhe adiciona uma camada de complexidade ao esquema internacional que eles operavam.

O Secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou a importância da operação afirmando que “alcançamos o topo da cadeia ilícita com criminosos que compravam celulares roubados e exportavam para outros países”, evidenciando o impacto significativo da ação policial na desarticulação dessa rede de comércio ilegal.

A operação é resultado de um trabalho investigativo iniciado em maio do ano passado, com o objetivo de combater o crescente problema de roubos e furtos de celulares na região central de São Paulo. Através da análise de depósitos bancários e outras evidências, os investigadores conseguiram estabelecer a conexão entre os crimes e os suspeitos.

A Rua Guaianases, onde ocorreu a operação, é notória por ser um labirinto de estabelecimentos que dificulta o trabalho policial. O local ganhou notoriedade após o médico Henrique Lopes Pinho expor a existência de um “ninho de celulares” roubados, atraindo atenção para o problema.

Com mais de 853 celulares apreendidos em operações recentes, a polícia continua seus esforços para erradicar o comércio ilegal de dispositivos móveis na cidade, desafiando as redes criminosas que operam tanto local quanto internacionalmente.

To Top